domingo, 15 de março de 2015

Tecnomídias

Fulaninho, o cão que ninguém queria




 
-->
     Diariamente nos deparamos com um grande número de animais abandonados. Este tipo de prática é crime, além dos maus tratos que os animais sofrem, podem causar acidentes de trânsito e transmissão de zoonoses.
          A relação entre homens e animais sempre foi desequilibrada. Os animais são utilizados como objetos para fins humanos e não considerados como seres sencientes, ou seja, capaz de sentir dor e prazer. Educação para respeitar os outros animais é essencial.
       O filme curta metragem Fulaninho, o cão que ninguém queria (2001, Brasil: 18 min.) conta a história de um cão abandonado e trabalha a questão da posse responsável de animais domésticos. Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a posse responsável de animais domésticos, controle populacional desses animais, a fim de evitar futuros abandonos, foi desenvolvido esse projeto em Tecnomídias com os 4°s e 5ºs anos.
        Os alunos assistiram o filme ao filme e depois fizeram uma roda de debate mediada pela professora Ivani.
     



Nas aulas seguintes, parte da turma se alteravam para trabalhar a questão do abandono e a posse responsável, entre o programa Tux Paint e outros na mesa desenhando, pintando e recortando imagens variadas de cães.
Para concluir o trabalho foi montado um mural com o formato de um cão onde cada aluno ia colar seu trabalho produzido.











Trabalho realizado com os 4ºs e 5ºs anos




ROMEU E JULIETA - RUTH ROCHA






Visualização do Conto Romeu e Julieta
Releitura do conto através de desenho
Releitura do conto no Tux Paint
Montagem do cartaz


Língua portuguesa:
  •   Utilizar a linguagem com intenções comunicativas e de modo eficaz,
  •   Conhecer outras fontes literárias;
  •   Conhecer dados biográficos dos autores William Shakespeare e Ruth Rocha;
  •   Conhecer outras versões de Romeu e Julieta;
  •   Comparar versões;
  •   Produzir reescrita;
  •   Produzir versões; utilizando as estratégias de leitura;
  •   Utilizar diferentes formas de escrita: cartaz, carta, 
  •   Disposição de recursos gráficos e visuais;
  •   Continuar a Alfabetização pelo processo de letramento;
  •   Compreensão do texto oral e escrito;
  •   Produzir um final diferente à história de Romeu e Julieta,
  •   Relatos da narrativa de Romeu e Julieta;
  •   Ordenação da história como registro de compreensão ,
  •   Conversas, comentários, interpretação e expressão de vivencia por meio de diferentes formas de manifestação ( gestos, desenhos, movimento, sons, etc. 
Fonte:http://gutarocha.blogspot.com.br/2012/05/romeu-e-julieta-ruth-rocha-httpcantinho.html

 

 

 

 2015 - Iniciando Tecnomídias



Projeto: Tecnomídi@s

Problema:
O que vamos estudar?
O que é tecnologia?
O que é mídia?

Planejamento:

Anos: segundos, terceiros, quartos e quintos anos
Recursos: Projetor de mídia, computador, internet, cds, revistas, jornais, panfletos, ...
 Tempo: 4 aulas 

Objetivos:

Manipular diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
Interrogar a realidade a partir de um problemas e buscando soluções usando o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.


Execução:

Primeira Etapa: 

Inicialmente vamos fazer o grupo pensar. Coloque sobre a mesa diversos objetos ( papel higiênico, vela, lamparina, lâmpada, frutas, plantas, table, relógio, ...). Peça a um aluno que vá ao quadro e faça duas colunas com os seguintes nomes: tecnologias e não tecnologias. Pergunte ao grupo o que são tecnologias.A partir disso peça aos alunos que definam o que são tecnologias e não tecnologias. 
Um ....(vela, lamparina, garfo, banana) pode ser considerado uma tecnologia? 
Ele sempre existiu?
Quem o inventou?
Por que foi inventado?
Melhorou a qualidade de vida do homem?
Depois dessa conversa o que podemos dizer sobre o significado da palavra tecnologia?
No LIE os alunos assistem o vídeo "Comercial Itaú - crianças e a evolução tecnológica".


                                 Comercial Itaú - crianças e a evolução tecnológica

Qual a influência do tempo sobre as tecnologias? (Faça com que os alunos percebam que o tempo e os recursos influenciam a evolução das tecnologias).

Quem cria as tecnologias?
Porque criamos tecnologias?
Todas as tecnologias já foram criadas?
As tecnologias sempre são para fazer o bem?

          Segunda Etapa:

Entregue a turma uma caixa contendo vários mídias (revista, livros,  jornal, rádio, celular, Cd, Dvd, cartaz, fotografias, pinturas, esculturas, notebook, marcas de produtos(Nike, Olímpicos, ...). Comece perguntando a turma:
Olhando essa fotografia (casamento, aniversário, ...) quais são as informação que recebemos?
Toda mídia trás uma informação; assim uma fotografia é uma mídia porquê nela podemos obter dados. 

Terceira Etapa:

        Os alunos dos quartos e quintos anos irão se organizar em duplas e organizar um roteiro para o vídeo que cada dupla irá produzir.
Roteiro do vídeo
Título:
Narrador:
Parte1:(explicação sobre tecnologias);
Parte2:(explicação sobre mídias);
Parte3:(explicação sobre tecnomídias)
Bibliografia:

Com alunos dos terceiros anos vamos listar tecnologias, dividi-las entre as duplas e organizar uma linha do tempo, que identifique seus inventores ano de criação e a evolução no decorrer do tempo dessa invenção.

Com as turmas de segundo ano vamos trabalhar com mídias. Cada dupla recebe uma palavra (cidade, praia, fazenda, jardim, casamento, aniversário,...). Em segredo usando o editor de imagem KolourPaint deverá representar ela desenhando. No final a professora usando o projetor de mídia apresenta a imagem ao grupo e questiona o qual a informação os colegas queriam mencionar.


CIDADE 






PRAIA




















- Esse quadro foi pintado pelo artista Vicent Van Gogh.


OS GIRASSÓIS DE VAN GOGH


(....Com os alunos dos primeiro ano vamos trabalhar  gráficas que identifiquem produtos consumidos pela humanidade. ....)
                        
Depuração:

O que acharam do trabalho?
O que teriam feito diferente se pudessem refazer esse trabalho?

Apresentação:

Construção da linha de tempo das "tecnologias".
Organização de um painel contextualizando Tecnologias e Mídias.
Apresentação dos vídeos.
Mural das mídias gráficas.


          Avaliação:

A avaliação será feita durante todo processo e terá sua culminância com a apresentação dos vídeos produzidos.  

Vídeo "Garotinha pensa que revista é ipad quebrado."  

Nenhum comentário:

Postar um comentário