segunda-feira, 2 de junho de 2014

Ciências

Jogos Interativos - Educação Ambiental

Jogos de Educação Ambiental referente ao tema da água.Os jogos interativos são direcionados a crianças do ensino fundamental. A língua está em português de Portugal. Mas mesmo assim, não deixa de ser instrutivo.

Organizados em forma de Quiz, palavras-cruzadas, quebra-cabeça, caça-palavras, dentre outros.



Saiba mais:

Atividades sobre a água

Aproveitando a Campanha da Fraternidade 2011: Fraternidade e a Vida no Planeta, o tema da Hora do Planeta 2011: Vá Além Desta Hora Na Luta Contra as Alterações Climáticas e a minha promessa de dar minha contribuição para o planeta, separei algumas ideias para trabalhar com esse tema na escola.

POR QUE PRECISAMOS ECONOMIZAR ÁGUA?

1) Há muitos vídeos interessantes para começar o debate. Escolha um no YouTube:


2) Há diversos livros sobre o tema. Eu gosto de trabalhar com A água do Planeta Azul, da FTD. Com um texto simples e informativo é possível trabalhar sobre a água no planeta e como ela é importante em nossas vidas.

A água do planeta Azul

Como a água influencia a vida do homem e do planeta são assuntos abordados neste livro.
A chuvarada

Para os bichinhos do jardim, aquela chuvarada parecia um dilúvio. Quem vai conseguir se salvar?
A tartaruga

Nem todos os ovos da tartaruga vão virar tartaruguinhas. Por que será?
Diário de bordo de Noé

Uma versão divertida da aventura da arca durante o Grande Dilúvio.
Kurumi Guaré no coração da Amazônia

O autor relata as aventuras de sua infância na aldeia.
O ciclo da água

As aventuras de Plim, uma gotinha de água.
O riacho

Poucos de nós temos consciência de que somos inquilinos numa única e envelhecida casa: o planeta Terra.
O rio São Francisco

Você sabe qual é a influência do rio São Francisco na natureza e na sociedade?
O sobe-e-desce de Cristal e Fofura

Como é o ciclo da água e como explicar os fenômenos meteorológicos. Este livro aborda a importância da água para a natureza.
Varre, vento!

Um livro que é um poema, no texto e nas ilustrações, e um alerta para os perigos da civilização.

3) Existem muitas atividades prontas na web. Alguns links que eu uso:

>> Planeta Azul - a água
https://picasaweb.google.com/vivianeaventura/PLANETAAZULAAGUA#

>> Banco de Atividades: Menino Maluquinho e a economia de água
http://bancodeatividades.blogspot.com/2011/03/producao-de-texto-menino-maluquinho-e.html

>> SmartKids: Especial da água
http://smartkidsblog.blogspot.com/2011/03/especial-de-agua.html


>> Meus trabalhos pedagógicos: Dia da Água
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2011/03/dia-da-agua.html


>> Meu acervo pessoal no GoogleReader:


4) Vamos organizar uma campanha para economizar água? Inspire-se e cante com seus alunos:


ÁGUA


Água Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
(Composição: Guilherme Arantes)
Já ouviu esta música? É do cantor e compositor Guilherme Arantes. Através dela o compositor mostra de uma forma inteligente o ciclo da água e sua importância para natureza. Escute com atenção para perceber.
O tema água atualmente é assunto de preocupação e discussões em nível mundial, pela sua importância e pelo fato de ser um recurso natural que corre o risco de se esgotar, daí a importância do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, pois é um dia que leva à reflexão sobre a importância da água e sobre formas de utilizá-la de modo mais racional.
Importância da água
Praticamente todas as atividades do cotidiano evolvem a água, a higiene pessoal e do ambiente em que vivemos é um exemplo disso. A preparação de grande parte de alimentos também exige água, aliás, se não fosse a água, muitos alimentos importantes como frutas e verduras, não existiriam, pois dependem da água para seu crescimento. Assim, é impossível imaginar o planeta Terra sem a água!
Outro fator que mostra a importância da água é o fato do nosso corpo ser formado por 70% de água... Dá para acreditar? A água em nosso organismo tem dois papéis importantíssimos: participar do metabolismo, ou seja das reações químicas que ocorrem no organismo e controlar a temperatura, assim, através do suor há perda de calor e nosso corpo “esfria”, controlando a temperatura.
Mas... Há um detalhe importante...
Atualmente a escassez de água já é um problema mundial, devido a fatores que tem relação direta com a ação do ser humano no meio ambiente: desperdício, poluição, mudanças climáticas, tudo isso interfere no ciclo da água, fazendo com que diversos países já sofram as consequências de forma bem grave.
Segundo dados da OMS – Organização Mundial de Saúde, a falta d'água já afeta o Oriente Médio, China, Índia e o norte da África. Se nada mudar, até o ano 2050, calcula-se que 50 países enfrentarão crise no abastecimento de água. Isso envolve bilhões de pessoas com problemas em relação à água.
Existem soluções viáveis
Não adianta falar dos problemas se não pensarmos em soluções, e neste caso já há diversos estudos que mostram projetos viáveis para reduzir desperdícios, ampliar o saneamento básico e reduzir a poluição.
As soluções mais amplas têm que partir dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, isso fica claro através de relatório emitido pela OMS – Organização Mundial de Saúde que apontam que se estes países fizessem um investimento adicional de US$ 11, 3 bilhões por ano nesta área resultaria num benefício de aproximadamente US$ 84 bilhões anualmente. Isso porque pessoas com acesso a água limpa e saneamento adoecem com menos frequência, além de custarem menos ao sistema de saúde, têm vida mais produtiva.
Há também informações de soluções bem-sucedidas em áreas que já sofrem com a escassez de água. Tudo isso pode que ser estudado com muito empenho e, principalmente ser aplicado o mais rápido possível.
Enquanto isso...
Mudanças mais amplas como as mencionadas acima levam tempo para serem efetivadas, mas, principalmente no que diz respeito à água, podemos contribuir para a reversão desse quadro através de atitudes simples, mas que pode fazer a diferença. Seguem algumas dicas:
ü Um banho de 15 minutos gasta, em média, 130 litros de água! O pior é que no Brasil o recordista de consumo de água é justamente o banho! Para reverter esse quadro tente diminuir o tempo do banho e ainda fechar a torneira enquanto está se ensaboando;
ü Na hora de escovar os dentes, nada de deixar a torneira aberta. Com essa atitude você economiza no mínimo 10 litros de água!
ü Na hora de lavar roupa o ideal é deixar acumular peças e lavar tudo de uma vez;
ü Para lavar louça o ideal é ensaboar tudo o que for lavar com a torneira fechada, só abrindo na hora de enxaguar;
ü Nada de lavar o carro ou a calçada com mangueira, pois o desperdício é maior;  
ü Regular a válvula de descarga é sempre adequado para não precisar ficar apertando muito, o que gera desperdício;
ü Nunca deixe torneiras pingando ou canos furados, fazendo apenas "remendos", esses são fatores que provocam desperdício em longo prazo.
Se cada um fizer sua parte através dessas ações simples, pode ter certeza que muita coisa pode mudar no planeta!
O Brasil é privilegiado
Nosso país é privilegiado em termos de recursos hídricos: detém 20% de toda a água doce superficial da Terra. A maior parte desse volume, que corresponde a cerca de 80%, localiza-se na Amazônia.
Além disso, há uma reserva de águas subterrâneas é significativa: o aquífero Guarani, um dos maiores do mundo, cobre uma área subterrânea de quase 1,2 milhão de quilômetros quadrados, 70% dos quais localiza-se em território brasileiro.
Essa riqueza deve ser motivo para termos maior responsabilidade em relação ao controle do desperdício.
Curiosidades
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% dos casos de doenças no mundo resultam da ingestão de água contaminada, com mais de 25 tipos diferentes de enfermidades.
Você sabia que a água pode ser encontrada de formas diferentes na natureza? Para saber mais sobre os estados físicos da água, clique aqui!


*Atividades para fazer
em sala de aula!



Voltar
 Poderá também gostar de:

 

 

Software Educacionais de Ciências

 






Visitem o blog Educar e Viver 

SISTEMA URINÁRIO 


1-       Qual a função dos rins?

..............................................................................................................................

.............................................................................................................................

2-       O que contém os rins?

..............................................................................................................................

..............................................................................................................................

3-Quantos litros de sangue são filtrados em cada rim?
  ..............................................................................................................................

..............................................................................................................................

      SISTEMA Respiratório 




 
1)      Quanto a laringe mede?



2)      O que as fossas nasais fazem?



3)      O que é traquéia?





4)      O que são os brônquios?




5)      O que são alvéolos?






6) O que protege os pulmões? 


                                             SISTEMA DIGESTIVO 

  Nomeie corretamente:


     1) Complete:
O homem tem necessidade de se alimentar para viver ,pois são os alimentos que lhe fornecem os _______________________ (nutrientes)
Conjunto de processos que permitem transformar os alimentos  nos seus constituintes mais simples ____________________________________ (digestão)
Órgão do tubo digestivo  onde se inicia a digestão ________________ (boca)
Órgão musculoso essencial ao processo de deglutição ___________________ (língua)
Órgão do tubo digestivo que pertence simultaneamente às vias digestivas e às vias respiratórias ___________________________(faringe)
Saco musculoso que comunica com o esôfago e com o intestino delgado ________________(estômago)
Longo tubo com cerca de 7 m de comprimento _________________(intestino delgado)
Última parte do tubo digestivo, onde se acumulam as fezes _______________( intestino grosso)
Estrutura da boca que exercem acção  mecânica sobre os alimentos __________ e _________ ( dentes e língua)
Substância que exerce acção química sobre os alimentos na boca ______________ (saliva)
Estrutura que produzem a saliva  _________________(glândulas salivares)
  


 2) MARQUE COM X A ALTERNATIVA CORRETA: 

A) A transformação dos alimentos em nutrientes utilizáveis pelo nosso organismo é realizado pelo:

   (   ) sistema urinário       (    ) sistema digestivo      (      ) sistema muscular       (   ) sistema respiratório
    (   )  sistema reprodutor      (    ) sistema nervoso   (    ) sistema cardiovascular


B) O sistema digestivo humano é constituído:

(   ) pelo tubo digestivo
(   ) pelo tubo digestivo e glândulas anexas
(   ) pelo esôfago, estômago e intestino
(   ) pela boca, esôfago,estômago e intestino


 

Sexualidade humana (Apartir da 4ª Série ) Meio Ambiente (2ª Série )
As vitaminas e nosso organismo ( 4ª Série )A Dengue ( Apartir da 1ª Série)




E-learning for kids

Site educativo excelente com conteúdos das diciplinas de matemática, ciências, meio ambiente, informática, inglês...


No Laboratório de Informática para desenvolver essas atividades é muito importante o uso do fone de ouvidos.





ATIVIDADES - VALORES - NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

ESSE SITE TEM DIVERSAS ATIVIDADES INTERESSANTES SOBRE VALORES
http://www.duende.com.br/

 

 

Infográficos sobre Sustentabilidade

Gosto de trabalhar com INFOGRÁFICOS pois acredito que sua linguagem visual auxilia na compreensão dos dados. Separei alguns exemplos bem interessantes que podem ser utilizados para explorar o tema SUSTENTABILIDADE, seja numa aula expositiva, na interpretação textual, como complemento de informações ou incentivo para o início de um projeto de pesquisa.
Descubra, a partir desse protótipo de casa sustentável, pequenas atitudes que você pode adotar para incorporar a sustentabilidade no interior do seu lar e, também, na cidade onde você mora.
http://planetasustentavel.abril.com.br/infograficos/

Você sabe quais são os 10 pontos em que a saúde do planeta está mais crítica? Descubra, aqui, os lugares onde pelo menos 90% da natureza já foi desmatada pelo homem e não se assuste: dois deles estão no Brasil.
http://planetasustentavel.abril.com.br/infos/info_biodiversidade/img/biodiversidade2.jpg

Descubra como uma escola pode vivenciar a sustentabilidade na prática, a partir de mudanças em sua estrutura física e nas atitudes de alunos, professores e demais funcionários.
http://revistaescola.abril.com.br/swf/animacoes/exibi-animacao.shtml?escola-verde-02.swf

Acompanhe no gráfico a evolução do degelo no Ártico e na Antártica. Se nada for feito para mudar essa situação, as geleiras podem desaparecer até 2040 graças ao aumento da temperatura do planeta.
http://planetasustentavel.abril.com.br/infograficos/popup.shtml?file=/infoIce
PARA VER OUTROS INFOGRÁFICOS VISITE:

quinta-feira, 14 de junho de 2012

WebQuests sobre sustentabilidade

http://www.ensinainvest.com.br/blog/wp-content/uploads/
2010/11/img_sustentabilidade.jpg
Gosto muito de trabalhar com WebQuests, por isso pesquisei algumas que podem ser adaptadas e aplicadas seguindo o embalo da Rio +20, quando o mundo parou para o maior evento sobre desenvolvimento sustentável do planeta!

>> SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO

É possível conciliar desenvolvimento econômico com preservação ambiental?

http://zunal.com/webquest.php?w=63368

>> Afinal, o que é sustentabilidade?

http://integrandooconhecimento.blogspot.com.br/2011/10/webquest-sustentabilidade.html

>> POR UM PLANETA MELHOR

http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=11381&id_pagina=1

>> RECICLAR É PRECISO

http://www.slideshare.net/institutocrescer/webquest-reciclar-preciso

>> A MATEMÁTICA E A SUSTENTABILIDADE

http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=17894&id_pagina=1

>> SUSTENTABILIDADE - NÓS PODEMOS

http://webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=19950&id_pagina=1

>> CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO HUMANA E SUSTENTABILIDADE

https://sites.google.com/site/crescimentopopulacao/home

Você tem mais alguma sugestão? Compartilhe aqui nos comentários:

Atividades sobre sustentabilidade - para séries iniciais

Essa é a palavra da moda, mas você já parou para conversar com a turminha sobre SUSTENTABILIDADE? O que eles pensam sobre esse assunto? Comece ouvindo o que eles tem a dizer antes de realizar as atividades a seguir:

1) VÍDEO: Gestão para sustentabilidade - 2º capítulo
Entenda o conceito de sustentabilidade e suas principais implicações no dia-a-dia, nos negócios e no mundo.Por meio de situações cotidianas vividas pelo Roberto, você vai descobrir um novo jeito de ver e de agir. Um jeito que é bom para as pessoas, para o planeta e para os negócios.

Veja mais em: www.bancoreal.com.br/sustentabilidade
2) ATIVIDADES: Smart Kids
Confira os jogos, passatempos e animações multimídia do site SmartKids além de dicas de atividades para a sala de aula e explicações em texto simples e divertidos, de fácil leitura e  compreensão. Acesse: http://www.smartkids.com.br/especiais/sustentabilidade.html


3) BRINCANDO DE SUSTENTABILIDADE
Organize oficinas de artes para a construção de brinquedos com materiais alternativos como sucatas e outros extraídos da natureza (como pedrinhas, areia, gravetos, etc.). Essa é uma forma de valorizar o reaproveitamento como contraponto aos avançoes tecnológicos e a industrialização.

Veja algumas experiências:

4) MÚSICA: Xote Ecológico - Luiz Gonzaga
Ouça a música, cante com os alunos, analise a letra, debata os temas que ela apresenta. Depois crie animações (no papel ou no computador) e compartilhe as produções dos alunos. Acompanhe a música aqui:
Xote Ecológico
Não posso respirar, não posso mais nadar
A terra tá morrendo, não dá mais pra plantar
Se planta não nasce, se nasce não dá
Até pinga da boa é difícil de encontrar
Cadê a flor que estava ali?
Poluição comeu.
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu
E o verde onde que está?
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes sobreviveu


Veja outras ideias do que fazer a partir da música aqui:

>> http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/xote-ecologico.htm

>> http://alice-sustentabilidade.blogspot.com.br/2009/04/atividades-xote-ecologico.html

Sistemas do Corpo Humano - ATIVIDADES

Esse material é maravilhoso encontrei no blog da amiga Rita de Cassia - Educar e Viver e resolvi compartilhar com todos aqui também.




SISTEMA MUSCULAR




 1. Qual dos músculos não aduz o braço?
a) Peitoral menor
b) Redondo maior
c) Peitoral maior
d) Latíssimo do dorso
e) Subscapular

2. Qual dos músculos não se insere no epicôndilo medial do úmero?
a) Flexor superficial dos dedos
b) Palmar longo
c) Pronador redondo
d) Flexor radial do carpo
e) Flexor profundo dos dedos

3. Qual dos músculos abaixo se contrai apenas durante a expiração forçada?
a) Diafragma
b) Intercostais internos
c) Esternocleidomastóide
d) Escalenos
e) Reto abdominal

4. Qual dos músculos não pertence a região suboccipital?
a) Semiespinhal do pescoço
b) Oblíquo superior da cabeça
c) Reto posterior maior da cabeça
d) Reto posterior menor da cabeça
e) Oblíquo inferior da cabeça

5. Qual dos músculos não se insere na linha alba?
a) Oblíquo externo do abdome
b) Oblíquo interno do abdome
c) transverso do abdome
d) piramidal do abdome
e) Nenhuma das anteriores

6. Qual dos músculos abaixo é supra-hióideo?
a) Omoióideo
b) Esternoióideo
c) Esternotireóideo
d) Tireoióideo
e) Miloióideo

7. Qual dos músculos abaixo é inspiratório, ou seja, eleva as costelas?
a) Intercostal externo
b) Serratil póstero-inferior
c) Levantador das costelas
d) A e C estão corretas
e) A e B estão corretas

8. Qual dos músculos não realiza planti-flexão do tornozelo?
a) Tibial posterior
b) Flexor longo dos dedos
c) Flexor longo do hálux
d) Fibular longo
e) Nenhuma das anteriores

9. Qual dos músculos não se insere na mandíbula?
a) Masseter
b) Digástrico
c) Pterigóideo lateral
d) Temporal
e) Estiloióideo

10. Qual dos músculos não se insere no occipital?
a) Reto posterior maior da cabeça
b) Oblíquo inferior da cabeça
c) Oblíquo superior da cabeça
d) Reto posterior maior da cabeça
e) Trapézio

Gabarito: a, e, e, a, e, e, d, e, e, b

 Questionário:

1. Conceitue músculos.
2. Qual a função dos músculos?
3. Defina músculos superficiais.
4. Deferencie músculos longos, curtos e largos.
5. Caracterize músculos estriados quanto à situação.
6. Caracterize músculos estriados quanto à disposição da fibra.
7. Cite e caracterize os tipos de músculos.
8. Qual a diferença emtre ventre muscular e tendão?
9. O que é aponeurose?
10. Explique: contração concêntrica e excêntrica. Qual a principal diferença, desses dois tipos de contrações, da isométrica?
11. Cite dois músculos do couro cabeludo.
12. Cite os 3 músculos do nariz.
13. Cite os 3 músculos da orelha.
14. Cite 5 músculos da boca.
15. Cite dois componentes do tecido conjuntivo.
16. Cite os músculos mastigatórios.
17. Cite 2 músculos que realizam oclusão da mandíbula.
18. Qual dos músculos supra-hióideos se insere no processo mastóide?
19. Cite 3 músculos que elevam o osso hióide.
20. Cite os 4 músculos infra-hióideos.
21. Cite 4 músculos que se inserem no osso temporal.
22. Qual a função completa do esternocleidomastóideo?
23. Cite 4 músculos que realizam a extensão da coluna cervical.
24. Cite três músculos flexores de pescoço.
25. Cite 3 músculos que se inserem no osso occipital.
26. Cite os músculos da região ântero-lateral do pescoço.
27. Cite 4 músculos que inclinam lateralmente a coluna cervical.
28. Cite os músculos da região pré-vertebral.
29. Cite 5 músculo que elevam as costelas.
30. Cite os músculos da região ântero-lateral do tórax.
31. Cite 4 músculos inspiratórios.
32. Cite 3 músculos expiratórios.
33. Cite dois músculos que se inserem na primeira costela.
34. Cite três músculos que se inserem na clavícula.
35. Qual a origem e inserção do músculo peitoral maior?
36. Qual a função do serrátil anterior?
37. Cite 3 músculos que se inserem no processo coracóide.
38. Cite 4 músculos que aumentam a pressão intra-abdominal.
39. Cite os músculos da região antero-lateral do abdome.
40. Onde encontramos o músculo digástrico?
41. Cite 4 músculos que se inserem na linha alba.
42. Quais músculos abdominais tem inserção na aponeurose abdominal?
43. Qual músculo abdominal tem papel fundamental na estabilização da coluna lombar?
44. Qual a principal função do iliopsoas? Dê sua origem e inserção completa.
45. Qual nervo inerva o diafragma? Qual seu nível medular?
46. Cite 3 estruturas que cruzam pelo diafragma.
47. Qual a função dos músculos trapézio e latíssimo do dorso?
48. Cite dois músculos inervados pelo nervo acessório.
49. Cite 2 músculos que se inserem na borda medial da escápula.
50. Cite 3 músculos extensores da coluna vertebral.
51. Relacione as funções dos músculos esternocleidomastóide e trapézio em relação ao agonismo e antagonismo dos mesmos.
52. Cite os músculos do triângulo suboccipital.
53. Cite um agonista e um antagonista dos seguintes músculos: rombóide e peitoral maior.
54. Cite 6 músculos que se inserem na escápula.
55. Cite 3 músculos que se inserem no processo coracóide da escápula.
56. Cite 2 músculos adutores de escápula.
57. Cite dois músculos inervados pelo nervo axilar.
58. Cite dos músculos do ombro: 2 abdutores, 2 adutores e 2 rotadores laterais.
59. Cite 2 músculos elevadores e 1 depressor do ombro.
60. Cite os músculos do manguito rotador e dê suas ações.
61. Cite os músculos da região anterior do braço.
62. Cite 4 músculos que se inserem no úmero.
63. Cite dois músculos que se inserem no tubérculo maior do úmero.
64. Cite 2 rotadores mediais do braço.
65. Cite os músculos que se inserem no tubérculo maior do úmero.
66. Cite dois músculos inervados pelo nervo musculocutâneo.
67. Cite os músculos da região anterior do braço que fazem flexão de cotovelo.
68. Cite 3 músculos que se inserem no epicôndilo lateral e 3 que se inserem no epicôndilo medial.
69. Cite o principal extensor do cotovelo.
70. Cite o músculo do braço que não apresenta nenhuma inserção no úmero.
71. Cite os músculos da região lateral do antebraço.
72. Cite os 4 músculos profundos da região posterior do antebraço.
73. Cite 2 flexores do cotovelo.
74. Cite dois músculos supinadores e dois pronadores de antebraço.
75. Cite 4 flexores de punho.
76. Cite 3 extensores de punho.
77. Cite 4 músculos que se inserem nos ossos do carpo.
78. Cite 3 flexores e 3 extensores do punho respectivamente.
79. Cite 2 músculos que realizam adução e abdução da mão.
80. Cite 5 músculos inervados pelo nervo ulnar.
81. Cite 2 músculos que fazem flexão da mão e dos dedos ao mesmo tempo.
82. Quais músculos da região anterior do antebraço não são inervados pelo nervo mediano?
83. Cite 2 músculos que se inserem no osso pisiforme.
84. Cite 2 músculos que se inserem no osso hamato.
85. Cite os músculos da região hipotenar.
86. Cite os músculos da região tenar.
87. Cite 4 músculos que se inserem na crista ilíaca.
88. Cite 2 músculos que se inserem na espinha ilíaca ântero-superior.
89. Cite 2 músculos que se inserem na tuberosidade isquiática.
90. Cite 2 músculos que fazem flexão de quadril.
91. Cite 2 músculos que realizam abdução de quadril.
92. Cite 2 músculos que realizam rotação medial de quadril.
93. Cite o principal flexor do quadril.
94. Cite 3 músculos inervados pelo nervo glúteo superior.
95. Cite 5 músculos rotadores laterais do quadril.
96. Cite o principal extensor do quadril.
97. Cite três extensores de quadril.
98. Cite 2 músculos que se inserem no trocânter maior do fêmur.
99. Cite 5 músculos que se inserem na diáfise do fêmur.
100. Cite 3 músculos inseridos no côndilo lateral do fêmur.
101. Cite 3 adutores da coxa.
102. Cite o principal extensor do joelho.
103. Cite 4 flexores do joelho.
104. Quais músculos formam o tríceps sural?
105. Cite dois músculos inervados pelo nervo fibular profundo.
106. Cite os músculos da região anterior da perna.
107. Cite os músculos profundos da região posterior da perna.
108. Cite 3 dorsi-flexores e 3 planti-flexores do tornozelo.
109. Cite 2 músculos resposnáveis pelo movimento de inversão do tornozelo.
110. Cite os músculos da região plantar lateral e medial do pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário