segunda-feira, 2 de junho de 2014

Atividades e Jogos Educativos


Informática educativa - Atividades


www.atividadeseducativas.com.br
Ordem Alfabética

Coloque as palavras em ordem alfabética
www.atividadeseducativas.com.br
Jogo dos significados

Para acertar o significado, vale até dar uma olhadinha no dicionário.
www.atividadeseducativas.com.br
Jogo das palavras

  Preste atenção no significado, coloque as letras em ordem e divirta-se.
www.atividadeseducativas.com.br
Desmanche

  Você é bom no jogo da forca? Então descubra a palavra antes que o carro se desmanche todo.
www.atividadeseducativas.com.br
Complete a palavra

  Veja como aprender a escrever pode ser divertido.
www.atividadeseducativas.com.br
Ditado do D e B

Atividade para ajudar a diferenciar fonemas e ajudar na familiarização com a língua portuguesa.
www.atividadeseducativas.com.br
Ditado do B e P

Digitar palavras com a letra 'B e P'.
www.atividadeseducativas.com.br
Dr. Franz e as palavras

Complete a palavra neste jogo da forca.
www.atividadeseducativas.com.br
Aprendendo a ler

Clique e arraste o objeto a letra correspondente
www.atividadeseducativas.com.br
Como nasce uma lei?

Saiba como nasce uma lei e depois faça valer seus direitos porém não esqueça de cumprir com seus dev...
www.atividadeseducativas.com.br
Letter Fire

Atire nas letras do alfabeto.
www.atividadeseducativas.com.br
Tunnel Blaster

Atire nas letras do alfabeto.
www.atividadeseducativas.com.br
Snow Game

Pegue as letras do alfabeto deslizando pela neve
www.atividadeseducativas.com.br
River Fish

Pesque as letras do alfabeto
www.atividadeseducativas.com.br
Alphabet Book Game

Coloque em ordem o alfabeto
www.atividadeseducativas.com.br
Spring Bee

Coloque em ordem o alfabeto



Uso do mouse
Uso do teclado (digitação)



Borboleta

Tartaruga

Carro
Palhaço
Passarinho
Escolha a figura
Colorir





Cores

Brinquedos





 
Caracol
Baleia

Ovelha
Leão marinho
Pintinho

Borboleta





 
Menor ao maior




 
Frutas

Ferramentas










 






Letra inicial 1
Letra inicial 2
Forme palavras
Forme palavras
Forme palavras
Formando palavras
Chuva de letras - forme palavras
Ditado
Escrita de palavras
Separação de sílabas 1
Separação de sílabas 2
Cruzadinha dos brinquedos
Vogais e consoantes
Produção de frases a partir de imagens -personagem/local/objeto
(atividade elaborada no PowerPoint)
Sequência de história em HQs (atividade elaborada no PowerPoint)
Produção de diálogo em HQs (atividade elaborada no PowerPoint)






Associação palavra-figura 1
Associação palavra-figura 2

Sopa de letras - caça-palavras
Caça-palavras de rimas
(atividade elaborada no PowerPoint)

Leitura de palavras
(atividade elaborada no PowerPoint)

Leitura de frases
(atividade elaborada no PowerPoint)
Adivinhas
Eu quero ler!




Aprendendo a contar 1
Aprendendo a contar 2
Contar de 0 a 10

Contando de 1 a 10
Numerais até 10
(atividade elaborada no PowerPoint)
Conjuntos: quantidades até 10 (atividade elaborada no PowerPoint)
Sequencia numérica
Memória dos números
Sequencia numérica
Jogo dos vizinhos 1
Jogo dos vizinhos 2
Jogo dos vizinhos 3
Jogo dos vizinhos 4
Jogo dos vizinhos 5
Jogo da fazendinha







Adição
Jogo da adição
Jogo do tubo - adição

Subtração
Colorir (com cálculos)
Revisando a tabuada
Calcule quanto cada pessoa deverá pagar pela limonada.
Escolha uma tabuada para revisar.
Resolva as multiplicações sem perder tempo!



Desembaralhe os números e monte as multiplicações.
Descubra o sinal de cada operação.
Aprenda a dividir com laranjas.
Divisão por 2
Divisão - decoração de Natal
Jogo das contas
Revise as quatro operações 1
Revise as quatro operações 2

Histórias matemáticas





Acertando os ponteiros






Mamãe perde e acha




Leitura de palavras
(atividade elaborada no PowerPoint)
Montando palavras
(atividade elaborada no PowerPoint)
Número de sílabas (atividade elaborada no PowerPoint)



O elefantinho no poço


Montando palavras
(atividade elaborada no PowerPoint)
Número de sílabas
(atividade elaborada no PowerPoint)
Leitura de palavras (atividade elaborada no PowerPoint)



O menino que aprendeu a ver





Letra inicial
(atividade elaborada no PowerPoint)
Montando palavras
(atividade elaborada no PowerPoint)



Turma da Mônica


Letra inicial das palavras (atividade elaborada no PowerPoint)

Montando palavras
(atividade elaborada no PowerPoint)

Atividades de associação de pares e lacunas (sequência de atividades elaboradas no Hot Potatoes)






Chapeuzinho Vermelho


Caça-palavras
Cruzadinha, texto com lacunas e quiz (sequência de atividades elaboradas no Hot Potatoes)






Pescaria
Memória
Pintura



Jogo de vestir
 Jogo da velha
Dominó
Labirinto
Jogo do sapo

Biscuit
Esquiando
  Ajudando a galinha a atravessar a estrada

Jogo do quadrado
Jogo dos tijolos

Jogo dos pontos
Enigma
Atravessando o rio
Canibais



Joaninha - aceitando as diferenças

Uma história muito bacana sobre uma joaninha que nasceu sem bolinhas e não era aceita pelas demais. Possibilita um ótimo trabalho sobre a importância do respeito às diferenças. Clique no link para baixar. A joaninha narrado.swf (2,3 MB)   - No próximo arquivo, a história vem...

Webquest sobre a Mata Atlântica - Os guardiões da biosfera

Conheci o projeto Guardiões da Biosfera há alguns anos e fiquei encantada com o desenho digital, 100% brasileiro, que trazia informações preciosas sobre os biomas de nosso país através de uma aventura muito divertida e educativa. Na época, trabalhando com Língua Portuguesa, decidi utilizar o...

Ed. Infantil (Quebra-cabeças e Colorir)

Atividade criada em power point, com auxílio de programa iSpring, em que reuni vários vários quebra-cabeças e uma atividade de colorir. Adequado para alunos até seis anos, no máximo. Os jogos podem ser encontrados isoladamente no site www.atividadeseducativas.com.br, um repositório bastante...

A coruja e a águia (atualizado)

Atividade interativa de interpretação da fábula A coruja e a águia, acompanhada de alguns exercícios sobre sílaba e frase. Desenvolvida em power point, pode ser usada no impress, porém somente a parte de interpretação funcionará perfeitamente. As atividades sobre sílabas e frases ficarão...

Vamos conhecer Ziraldo?

Como parte do projeto da Feira do Livro de Itaboraí, desenvolvi essa atividade com os alunos do 1º segmento do Ensino Fundamental na E. M. Geremias de Mattos Fontes e a aceitação foi maravilhosa. Com a atividade, os alunos conheceram um pouco da vida e da obra de Ziraldo e se divertiram com...

Encontros vocálicos

Apresentação sobre vogais, consoantes e encontros vocálicos,com atividade interativas e várias ilustrações. Ao final, o aluno se divertirá com um quebra-cabeças que pode ser encontrado no site http://senninha.globo.com/ A atividade está disponível para visualização e download...

Vamos contar - Turma da Mônica

Essa atividade foi preparada no powerpoint 2010 e destina-se a alunos da educação infantil. Nela, eles deverão contar os personagens que aparecem em cada slide e clicar no numeral correspondente. No final, o aluno poderá imprimir um lindo desenho da turminha para colorir. Os desenhos utilizados...

Webquest - Língua Portuguesa e Acordo Ortográfico (atualizado)

Criei essa webquest com o objetivo de enviar o aluno a uma expedição em busca de um tesouro: A Língua Portuguesa.  Através da atividade,  o aluno conhecerá os países e comunidades que falam nosso idioma, como ele foi trazido para o Brasil e relembrará as principais mudanças promovidas...

O laboratório do Doki - Discovery Kids

No site do discovery kids há vários jogos educativos que podem ser utilizados com crianças das mais variadas idades. Alguns deles podem ser copiados para o computador e funcionar off-line. Destaquei um para ilustrar a riqueza do material: O laboratório de Doki. Na abertura da atividade, há três...

Jogando com as profissões - Discovery Kids

Esse jogo é incrível!!! O aluno aprende uma profissão e depois pode se divertir em um jogo em que continua aprendendo sobre aquele ofício. É interativo, educativo, divertido... Vale a pena conferir!   http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/jogando-com-as-profissoes/

Ler mais: http://edinanarede.webnode.com.br/home/photogallerycbm_746284/12/
Crie o seu website grátis: http://www.webnode.c


ALUNO DO SÉCULO XXI

Projetos na Educação

Procurando na Internet "novas" ideias de projetos para, encontrei um banco de projetos do Educacional:

http://www.educacional.com.br/projetos/banco.asp

Abrange Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e Educação Especial.

No Site de Dicas:

http://sitededicas.uol.com.br/projetos1.htm

Também achei um banco de WebQuest.

http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/

Jogos de Construção de Cidades

Neste site você encontra alguns jogos que simulam a construção de cidades.


http://ultradownloads.uol.com.br/jogos-online/ranking/jogo-de-construcao-de-cidades/11,474,.html

 

 

Exemplos de Projetos na Informática

Neste site você encontra alguns exemplos de projetos realizados no LIE.

http://www.miniweb.com.br/atualidade/info/frame_projetos.htm

Valew a pena conferir, tem explicações detalhadas.


Jogos Educativos na Informática

Dica da minha amigona Geovana. Site com atividades bem legais para alfabetização.

http://www.junior.te.pt/servlets/Home


Converta pdf em jpg

Converte para jpg as vinte primeiras páginas de um documento em pdf.




Site: http://pdf.my-addr.com/free-online-pdf-to-jpg-convert.php





Dica do Professor Ivan - http://www.professorinterativo.com.br/


AUDIOTECA SAL E LUZ

São áudios de 2.700 livros que podem ser enviados a deficientes visuais.
Procure o site

http://www.audioteca.org.br/catalogo.htm

e veja os nomes dos livros falados disponiveis.



Alfabetizando com tecnologia

Neste site você encontra Animações e Atividades, com imagens e sons.
Tudo é útil na hora da alfabetização
www.bebele.com.br
Animações:
ABC ANIMADO
MEU ABC
O SOM DO ABC
KARAOKÊ
SÍLABAS SIMPLES
REPTA E APRENDA
CORES
Atividades
BRNCANDO DE LER
LETRAS PARA COLORIR E VESTIR AS FIGURAS
LETRAS DE VESTIR
CAÇA-LETRAS
COLORIR NA TELA
MINÚSCULAS

SITE COM MUITAS DICAS

HTTP://DICASMIL.COM


CONTADOR INTERATIVO DE HISTÓRIAS INFANTIS

Site com atividades de leitura, tipo Karaokê,
Tirinhas interativas, Sudoku com letras, Detonando os erros,
Historinhas para treinar as letras,
e muito mais...

www.kidleitura.com


Atividades de Matemática na Informática

O Site Malha Mat disponibiliza sugestões educacionais envolvendo a Matemática:
Jogos Matemáticos on-line
Software Matemático Livre
Projetos Educativos
Visitas de Estudo

http://mat.malha.eu/


O GÊNIO DA INTERNET - AKINATOR

VOCÊ PENSA EM ALGUMA PESSOA.
O GÊNIO FAZ PERGUNTAS
VOCÊ RESPONDE
E...
LENDO SUA MENTE...
ELE ADIVINHA A PESSOA QUE VOCÊ PENSOU
HTTP://PT.AKINATOR.COM/

Sites com softwares online.

www.memoov.com
www.imagechef.com
http://www.faceinhole.com/home.asp


Histórias em Quadrinhos Online

Crie suas Histórias em Quadrinhos Online

http://stripgenerator.com/create/

Não é necessário nem se registrar, basta clicar no Menu Esquerdo
Create a strip.
Para salvar dê um Print Screen


Linha do tempo online - Timetoast

Faça sua linha do tempo online, basta se cadastrar:
http://www.timetoast.com/

Linha do tempo online - Wiseline

Wiseline linha do tempo online

O Wiseline é uma rede social onde os usuários criam e compartilham entre si a linha do tempo da sua vida de forma organizada e moderna.

A linha do tempo é criada através dos acontecimentos da sua vida, divididos em categorias onde você pode inserir vídeos e imagens relacionadas.
www.wiseline.com


Site Educativo - Educação Dinâmica

Recebi do Vitor este site, não deixem de visitá-lo...
O site EDUCAÇÃO DINÂMICA é um site educacional que visa oferecer aos seus visitantes conteúdo gratuito de qualidade através de uma maneira inovadora, criativa e, sobretudo, dinâmica.
Criado em 2009 por Vitor Dobrochinski, o site trás como seu principal produto os jogos educacionais. Acreditamos que os jogos são instrumentos poderosos de aprendizagem, que utilizados de maneira correta, podem transformar as informações em conhecimento.
Todos nós sabemos que a melhor maneira de aprender é brincando, e nos dias atuais, diante de tantas inovações tecnológicas que invadem nossas vidas e nos fazem dependentes, os jogos digitais tornam-se ferramentas contemporâneas eficazes de ensino, pois envolvem, desafiam e motivam seus jogadores, fazendo com que aprendizagem se torne muito prazerosa.
Nosso site é um espaço democrático.Estamos abertos a sugestões. O conhecimento é construído coletivamente.
http://www.educacaodinamica.com.br/


HISTÓRIA EM QUADRINHOS ONLINE


Neste site, após se cadastrar, você pode criar suas HQs.
http://goanimate.com/
Tem opção de som, os personagens têm movimento, tem opção de som.
Muito atrativo.

CORPO HUMANO - INFORMÁTICA EDUCATIVA

A Ática Educacional disponibilizou algumas atividades sobre CORPO HUMANO.
Atividades on-line para reforçar aqueles assuntos já estudados.
Uma forma lúdica, agradável e sobretudo interativa de estudar.


http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/atividades.aspx

Informática Educativa - Software, Simulações e Objetos de Aprendizagem



http://www.cienciamao.usp.br/tudo/index.php?midia=riv

Informática Educativa - Software, Simulações e Objetos de Aprendizagem



http://www.cienciamao.usp.br/tudo/index.php?midia=riv

 

 

 

 

Cultura Digital e a Escola

Em entrevista ao programa Salto para o Futuro o professor José Armando Valente fala sobre Cultura Digital e Escola. Sabemos que o avanço no desenvolvimento dos recursos digitais é muito rápido, mas a apropriação tecnológica destes nem sempre acontece na mesma velocidade. Diariamente nos deparamos com novidades, mas quais são os recursos realmente relevantes para a educação?

Apresento aqui um resumo das ideias que organizei para um curso de formação de professores:


sábado, 9 de julho de 2011


Sukoku Online

Quem me conhece sabe que eu adoooro jogar Sudoku. É meu passatempo preferido: no computador, em revistinhas no verão, no celular, etc.

Seguindo a Ana no Arquivinho encontrei mais uma versão, ÓTIMA para ser trabalhada na escola, o Jigsaw Sudoku. Ele tem muitas OPÇÕES: alterar o tamanho da grade de 4x4 até 9x9, o nível de dificuldade do fácil ao difícil, e os caracteres: números, letras ou símbolos.

Para conhecer e experimentar o Jigsaw Sudoku, clique aqui e divirta-se!

Para iniciar o jogo basta clicar em OPTIONS e escolher o tamanho da grade, a dificuldade e os caracteres. Depois é só clicar sobre a peça e arrastar até o lugar dela, respeitando as regras do jogo. Pura diversão!

quinta-feira, 30 de junho de 2011


As redes sociais na escola

Há tempos me preocupo com o que nossos alunos fazem nas redes sociais, começando pelo fato de que eles costumam mentir a idade para poder participar delas!

No Jornal Hoje do dia 30 de junho de 2011 assisti uma reportagem sobre o monitoramento de algumas escolas sobre o uso que seus alunos fazem das redes sociais. A especialista em direito eletrônico, Rubia Maria Ferrão, diz que "a escola está certa em fiscalizar os alunos". Temos que ter clareza que existem leis e que as pessoas "ofendidas" podem e devem procurar seus direitos, buscando reparação, punição e até indenização. É importante saber que se quem ofende é menor de idade, são os pais que respondem e pagam - isso se aplica aos nossos alunos do Ensino Fundamental.

A reportagem cita o exemplo de escolas que criaram grupos para monitorar o que seus alunos fazem na web, contratando ex-alunos para fazer o serviço. Acredito que nas escolas públicas, o professor que atua nos laboratórios de informática pode ajudar nesse processo, primeiramente, criando regras coletivas de uso da internet na escola, incentivando o uso adequado da web abordando os princípios de convivência no mundo virtual, tentando evitar que situações ofensivas ou constrangedoras aconteçam.

O que chamou minha atenção foi a fala de dois alunos. Uma menina que disse não se importar em retirar da web fotos que envolviam a escola, demonstrando que o diálogo é sempre o melhor caminho. E um menino que afirmou "se controlar" pois a mãe é muito braba, deixando claro o papel da família nesse processo.

Penso que o uso adequado da internet ainda é um grande desafio para as escolas, mas acredito que a educação é o melhor caminho!

Para ver a reportagem na íntegra, clique aqui.

Para ler mais sobre o assunto, acesse o texto A aplicabilidade das leis em TI.

Imagem em http://www.publicidadedigital.com/wp-content/uploads/2011/04/redes-sociais.jpg

sábado, 16 de abril de 2011


Dia do Livro: O Mundo do Sítio


No dia 18 de abril comemoramos o Dia do Livro desde a década de 50. Em janeiro de 2002 a lei 10.402 instituiu o Dia Nacional do Livro Infantil. Esse dia foi escolhido por ser a data de nascimento do grande Monteiro Lobato, um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira.

Informações a parte, para comemorar a data, resolvi conhecer o novo lançamento da Globo.com, o Mundo do Sítio. O site possui uma área aberta (e restrita) e a possibilidade de assinar o conteúdo na íntegra, por um preçinho camarada - o que costumamos pagar por uma revista infantil.

Para acessar o conteúdo livre é preciso fazer um cadastro e criar um avatar - esse ao lado é o meu! Depois é só se divertir!!! Tem a Casa da Árvore, o Frutemática, Plic Ploc Plac, ... E dá para bater um papo com outros jogadores que estiverem online (com cuidado, né?)

Eu me diverti muito com as brincadeiras disponíveis enquanto os jogos carregam. Tem um no estilo como-come com o Rabicó que é viciante para quem é fã do PacMan :-)

Conheça o site: http://www.mundodositio.com.br/

sábado, 26 de fevereiro de 2011


Portal da Educação de Caxias do Sul

Para aqueles que estão sentindo minha falta aqui no blog, apresento meu novo projeto: o PORTAL DA EDUCAÇÃO DE CAXIAS DO SUL.

O objetivo do Portal é compartilhar informações entre os professores da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul e a Secretaria de Educação. Aproveite para conhecer esse espaço:

http://educacao.caxias.rs.gov.br

sábado, 19 de fevereiro de 2011


Leituras sobre Informática Educativa

Retomando minhas funções na área tecnológica encontrei algumas sugestões de leituras:

>> Revista Tecnologias na Educação

Artigos de educadores na área tecnológia.

>> Revista TV Escola

A revista trata da formação dos professores para o uso das TICs, apresenta o Portal da TV Escola e algumas das experiências finalistas do prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar.

>> Cartilha Tecnologias na Escola

A publicação propõem uma reflexão sobre como as ferramentas digitais podem ajudar a repensar o formato tradicional de educação.

Se você tiver outras dicas, deixe aqui nos comentários!

domingo, 25 de julho de 2010


Segurança na internet


Sempre me preocupo com a segurança das crianças na internet, já escrevi sobre isso aqui no Bloguinfo. Mas ultimamente tenho me preocupado também com a segurança dos adultos. Tenho escutado vários casos de colegas que se envolveram em situações "complicadas" por ingenuidade ou falta de conhecimento.

Acredito que para orientar nossas crianças - seja na escola, seja em casa - devemos ter um mínimo de informação. Inspirada no recente caso da cantora Claudia Leite, que teve suas fotos usadas por uma garota de programa inglesa (leia mais aqui), fui atrás de informações que compartilho aqui:

>> A segurança na web depende do comportamento do usuário. Por isso procure navegar em sites confiáveis e tenha cuidado com links suspeitos.

>> Tenha cuidado ao divulgar suas informações pessoais. Procure se expor o mínimo possível. Especialmente em redes sociais como o Orkut ou Facebook.

>> Cuidado com email estranhos. Nem abra se você não conhece o remetente e muito menos clique em links suspeitos.

>> Sempre faça LOG OFF ao sair do seu email ou de alguma rede social. Não adianta só fechar a janela do navegador! Seus dados continuam acessíveis.

>> Evite repassar emails "inúteis", geralmente eles são contaminados e servem para disseminar vírus por aí. Mas se você gosta de repassar mensagens, pelo menos faça isso usando o recurso CCO (Cópia oculta) e apague a lista de emails que aparece no início da mensagem enviada pelo seu amigo(a).

>> Desconfie de pessoas em salas de bate-papo, especialmente se for uma sala pública. Seja prudente e tenha cuidado em divulgar seus dados.

>> "Não seja ingênuo. A internet é tão perigosa como uma rua escura à noite. Tome as precauções necessárias."


Não quero que as pessoas fiquem com medo e deixem de utilizar a internet. Bem pelo contrário, é utilizando os recursos digitais que vamos descobrir suas potencialidades e suas fragilidades. Gostei muito dessa frase do site Internet Segura:
"Enquanto a cultura do relacionamento virtual é estabelecida, as pessoas vão descobrindo como se comportar."
Então temos que experimentar a vida online para descobrir quais são os reais perigos e assim orientar melhor nossas crianças e jovens.

Para saber mais:

>> Como evitar que suas fotos sejam usadas sem sua autorização
http://internetsegura.terra.com.br/site/interna.aspx?id_conteudo=298


>>
Uma lista do que não se deve fazer na internet
http://internetsegura.terra.com.br/site/interna.aspx?id_conteudo=286

>>
O mundo da superexposição
http://internetsegura.terra.com.br/site/interna.aspx?id_conteudo=166


>> Internet: Navegação segura: confira as dicas dos especialistas
http://www.igf.com.br/aprende/dicas/dicasResp.aspx?dica_Id=1523


>> Dicas de segurança
http://www.internetsegura.org/dicas/dicas.asp

>> Saiba como educar as crianças para uma navegação segura na internet
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1125043-6174,00-SAIBA+COMO+EDUCAR+AS+CRIANCAS+PARA+UMA+NAVEGACAO+SEGURA+NA+INTERNET.html


>> Cadernos eletrônicos - Navegação Segura
http://www.acessasp.sp.gov.br/cadernos/caderno_08_links.php

>> Navegue protegido
http://www.navegueprotegido.com.br/

Imagem em http://www.fotosearch.com.br/

E VOCÊ? O QUE PENSA DESSE ASSUNTO?
DEIXE REGISTRADO AQUI NOS COMENTÁRIOS!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009


Como editar bordas de imagens

Normalmente eu uso um editor de slides (PowerPoint ou Impress) para adicionar alguns efeitos em imagens - sejam fotografias, sejam desenhos. Seguindo a dica do Wwwhat's new? (via GR) conheci o Clipyourphotos, site de edição online de imagens que permite inserir alguns efeitos interessantes, entre eles frames. Eu adoro 'bordinhas' diferentes, pois podem realçar e/ou modificar completamente uma imagem. E a vantagem do Clipyourphotos é que posso me divertir em qualquer computador (conectado), já que meu trabalho envolve diversas máquinas com diversos sistemas operacionais em muitos lugares diferentes...

Se quiser experimentar, clique aqui. E veja o resultado de um dos efeitos aqui:
Não são a coisa mais fofa do mundo?
Se todas as pessoas fossem assim...

terça-feira, 28 de julho de 2009


Combate à Pedofilia na Internet

"Vamos alertar pais e filhos que no mundo virtual a pedofilia é real!"
Sou uma grande entusiasta do uso da internet na educação e acredito que ela seja um rico recurso para promover a aprendizagem, mas também sei dos perigos que ela oferece. Como costumo publicar por aqui sugestões de atividades que envolvam o uso de recursos digitais, acho adequado também falar um pouco sobre a segurança dos nossos jovens alunos.
Muitas vezes, na escola, nos preocupamos em ensinar como se usa o computador para fins pedagógicos, mas também temos a obrigação de conversar e alertar os alunos sobre os perigos da internet. Quando trabalho com adolescentes na informática não costumo proibir, mas conversar (MUITO) sobre a postura que devemos ter, o que devemos evitar e quais as conseqüências dos nossos atos (no mundo virtual ou não).
O programa CQC da Band, apresentou algumas matérias que eu acredito serem de grande utilidade pública, especialmente para os pais e professores. Elas mostram como, de fato, a pedofilia é real e está ao alcance de um clique.

No dia 13 de julho, o CQC apresentou uma matéria sobre Pedofilia na Internet mostrando como jovens e crianças são vulneráveis ao assédio de pessoas mau intensionadas (veja aqui o vídeo).Nesta segunda, dia 27 de julho, foi apresentada uma nova matéria, desmistificando alguns fatos e mostrando que tanto meninos quanto meninas correm os mesmos riscos. Gostei muito das palavras do Marcelo Tas que tratou com seriedade este tema que tanto preocupa os adultos responsáveis por jovens que navegam livremente, fazendo um alerta para o risco da pedofilia na internet. Vale a pena assistir (especialmente o final) e ver até onde as coisas podem chegar:

Se quiser assistir o começo da matéria, clique aqui: parte 1

Para saber mais sobre o assunto, indico aos pais, professores e interessados, alguns sites que tratam sobre o assunto:
>> Campanha Nacional de Combate à Pedofilia na Internet

>> SaferNet Brasil - Protegendo os Direitos Humanos na Sociedade da Informação

>> Cartilha: Navegar co segurança

Uma dica valiosa para proteger nossas crianças:
"Aprenda mais sobre a Internet. Peça para a criança ensinar a você o que sabe e navegue de vez em quando."

domingo, 26 de julho de 2009


Atividades com Glogster


Como eu disse no post acima, o Glogster é uma ferramenta multimídia que possibilita a criação de posters virtuais, integrando texto, imagem, vídeo e som de uma forma bem simples. Tão simples que os alunos podem fazer seus próprios trabalhos.

Pensei em algumas possibilidades:

1) REGISTRO DE UM PROJETO:

Os posters podem servir para o registro das DESCOBERTAS feitas durante a execução de um projeto. Os alunos podem registrar a síntese de uma pesquisa, incluindo links, imagens e vídeos sobre o assunto. No final do projeto todos os posters podem ser linkados - mais simples do que criar uma página HTML ou um blog.

2) CONCLUSÃO DE UM PROJETO:

Um poster pode ser feito no final de um projeto para registrar as principais ideias, incluindo os recursos multimídias para ilustrar as aprendizagens.

3) BIOGRAFIAS:


Podem ser feitos posters com a biografia de personagens famosos da nossa história ou de personalidades marcantes dos nossos dias. As estrelas também podem ser os próprios alunos, montando um poster com suas preferências (musicais, gastronômicas, ...)

4) TEMAS ESPECÍFICOS:

Os alunos podem construir posters a partir de temas e conteúdos específicos: meio ambiente, fauna, flora, solo, água, etc. O material produzido pode ser publicado no blog/site da escola ou do projeto em andamento e depois compartilhado com todos. Como é possível inserir vídeos produzidos pelos alunos, podem ser feitas apresentações "virtuais" com explicações orais.

5) WIKIS:

No site do Glogster Edu há vários links para wikis feitas por alunos sobre diversos temas, incluindo os posters criados no site. Vale a pena visitar (clique aqui).

sábado, 18 de abril de 2009


Exemplos de WebGincana

Gosto muito de WG, mas há algum tempo não as utilizo. Atrás de alguns exemplos para apresentar aos meus professores, reencontrei o material do professor Jarbas, no Boteco Escola.

No post de 17 de abril, WebGincana: orientações há orientações atualizadas para a elaboração de WG.

Para quem procura inspiração, no dia 07 de abril há WebGincana: exemplo de mini WG.

Garimpando um pouco mais...

>> Águas e vida

>> Saúde Bucal

>> O Velho Chico
>> Aquecimento Global

>> Ajude a Salvar o Mundo

>> Amazônia: a maior riqueza natural

>> Sistema Solar

>> Primeiros Socorros

>> Paixão Nacional

>> Folclore e Lendas

>> Manuel Bandeira

>> Vida de Índio

>> Água

>> O Rádio no Brasil

>> Semana de Arte Moderna de 1922

E garimpando o Slideshare podemos encontrar outras apresentações interessantes do professor Jarbas. Não deixe de visitar o Boteco e deixar seus comentário por lá.

segunda-feira, 6 de abril de 2009


Internet na Escola


O Portal UOL Educação publicou um artigo intitulado Internet ainda é pouco usada em salas de aula do país. Os dados demonstram que “cerca de 50% dos professores não utilizam nem recomendam a internet como recurso útil para os estudos”. Fico pensando, por que isso ainda acontece? Acredito que um dos fatores seja o desconhecimento das possibilidades que a rede oferece. Para quem procura sugestões, aqui no Bloguinfo indico uma série de sugestões:

>> Blog
>> Wiki

Além disso, o artigo fala sobre a importância do “desenvolvimento de habilidades” que são necessárias para navegar pela Internet. Sabemos que encontrar uma informação pertinente na grande rede nem sempre é uma tarefa fácil, exige paciência e uma boa capacidade de selecionar informações, por isso dominar a leitura e compreensão de textos é imprescindível. Para isso acontecer, a escola deve trabalhar com a diversidade dos gêneros existentes, explorando também os suportes digitais.

Os blogues são um excelente recurso, pois possibilitam explorar atividades de leitura e escrita, oferecendo uma nova dimensão para os trabalhos escolares – afinal, publicar um texto na grande rede é um desafio estimulador para os jovens. Além de servirem como excelentes portfólios digitais, registrando o percurso das aprendizagens na grande rede.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

Aproveite para deixar aqui seu comentário a respeito do tema.
Imagem em http://www.fotosearch.com.br/bthumb/PHT/PHT140/PAA140000010.jpg


 Animais típicos do Rio Grande do Sul




Links:


Biodiversidade do RS
Fauna e Flora do Rio Grande do Sul
Fundação Botânica ZOO RS Wiki Aves
Boa pesquisa a todos e a todas!

 _________________________________________________________________

ANIMAÇÕES E JOGOS DIVERSOS


Colegas!
 Abaixo disponibilizamos os mais variados jogos educativos e animações obtidos e selecionados em diferentes sites e blogs educativos e também em trocas com colegas educadores e educadoras. As atividades podem ser livremente utilizadas por todos(as) frequentadores do blog, nas aulas aqui no Castelinho ou fora delas.
Comentem e sugiram clicando em comentário no final da postagem.
Façam bom uso das dicas!
 

Ciências 

Boca e Dentes – Atividade em flash para preencher com os nomes dos dentes e partes da boca.
Caça Palavra Animais – Procure no diagrama o nome dos animais. (EduKids)
Ciclo da Água – Animação ilustrando todo o ciclo da água. (Cambito)
Ciclo da Água 2 – Seara da ciência UFC – O Ciclo da água. (Eureka)
Ciclo da Água 3 O que é o Ciclo da Água 
Corpo Humano – Atividades em flash sobre as diferentes partes do corpo: sentidos, músculos, esqueleto e sistemas vitais.
Corpo Humano 2 – Atividades em flash sobre o corpo humano dividido em cinco níveis de preenchimentos.
Efeito Estufa e Aquecimento Global – Animação ilustrando este fenômeno.
Escovação – Jogo em flash referente à escovação dos dentes.
Esqueleto – Atividade em flash para completar o nome dos ossos do corpo humano.
Esqueleto 2 – Atividade em flash com perguntas e explicações sobre o esqueleto humano.
Nome dos Animais – Clique e arraste o nome dos animais para seu lugar.
Reciclagem Vídeo "É Tempo de Reciclar", informações importantes sobre reciclagem.
Reciclagem 2 - Jogo da Reciclagem. Você sabe o código das cores para reciclar o que se joga fora?
Reciclagem 3 - Coleta Seletiva. (Chamequinho)
Reciclagem 4 - Vamos limpar o mar?
Reciclagem 5 - Limpe a praia?
Reciclagem 6 - Jogo da reciclagem, ajude o Riba a separar o lixo.
Reciclagem 7 - Praia Limpa, nesse jogo não pode pintar sujeira. (Trakinas)
Reciclagem 8 - Jogo da Reciclagem. Neste jogo você deve recolher corretamente o lixo nas latas certas.
Reciclagem 9 - Jogo da Reciclagem. Trabalhe em uma central de reciclagem e ajude a salvar o planeta. (Faber-Castell)
Reciclagem 10 - Jogos da Reciclagem.Reciclagem é o reaproveitamento de alguns materiais que você consome diariamente.
Reciclagem 11 - Jogo da Reciclagem. Separe o lixo com a turma PASSATEMPO.(Nestlé)
Reciclagem 12 - Vamos reciclar?
Relógio – Hora a hora. (Mosaico.edu)
Relógio 2 – Que horas são ? (Mosaico.edu)
Relógio 3 Aprenda as horas com o Dino. (Danoninho)
Relógio 4 – Hora certa, mova os ponteiros conforme a hora mostrada na figura. (Abril Educação)
Relógio 5 – La Hora - identifique o horário a partir do desenho.
Relógio 6 – Stop de Clock (Pare o Relógio) - arraste o relógio digital para o analógico. (Funny Learn)
Relógio 7 Acerte o relógio para ... (Mosaico.edu)
Sistema Circulatório – Atividade em flash de preenchimento de partes do sistema circulatório. (Mosaico.edu)
Sistema Digestivo – Atividade em flash de preenchimento de partes do sistema digestivo. (Mosaico.edu)
Sistema Respiratório – Atividade em flash de preenchimento de partes do sistema respiratório. (Mosaico.edu)
Sistema Urinário – Atividade em flash de preenchimento de partes do sistema urinário. (Mosaico.edu)
Zoo Park – Arraste o mouse e fotografe os animais que aparecem na floresta.

Concentração e lógica

Batalha NavalJogo de tabuleiro de dois jogadores, no qual os jogadores têm de adivinhar em que quadrados estão os navios do oponente. (Miniclip.com)
Damas – Jogue Damas contra o computador.
Dominó – Jogo de raciocínio onde cada jogador deve procurar encaixar peças conforme número das peças que vão sendo colocadas à mesa. (UOL Jogos)
Dots – Jogo onde cada participante tenta ocupar espaços antes do adversário.Manuel Caracol Blog (Game Gutter)
Elemento Estranho – Descubra qual objeto é estranho ao conjunto. (Ababasoft)
Gravar Sequência – Exercício de memorização, guarde as palavras e depois identifique as figuras correspondentes.
Jogo da Velha – Jogo onde cada participante procura formar primeiro uma sequência de 3 “xiz” ou “zeros”. (Neave Games)
Junte as Iguais – Junte as figuras iguais e avance na dificuldade. (Eliana)
Labirinto – Ajude o colega a sair do labirinto. (O.jogos.pt)
Manuel Caracol – Ajude este gosmento, mas animado caracol, a fazer a viagem até sua casa nova. (O.jogos.pt)
Manuel Caracol 2 – O Manuel Caracol está de volta. Vai à festa de aniversário de seu avô ou dá o fora. (O.jogos.pt)
Manuel Caracol 3 - Snail Adventure – Ajude o caracol a apanhar as conchas, saltando através dos diferentes níveis. (O.jogos.pt)
Memória – Tradicional jogo de achar o par, mas neste o tabuleiro gira e a dificuldade aumenta. (Sheppardsoftware)
Minhoca –  Direcione a minhoca em direção aos objetos e não a deixe tocar as paredes.
Organize a História – Jogos Boole – Atividade com nove cartas, organize a história usando o  raciocínio lógico. (Jogos Boole)
Ping-pong – Exercício de agilidade e destreza imitando o pingue-pongue.
Relacionar Sequência – Organize a sequência de forma correta. Observe bem.
Resta Um – Desafio onde o(a) competidor(a) deve procurar deixar o menor número de peças no tabuleiro.
Sapos – Troque as posições dos sapos (os machos para a direita e as fêmeas para a esquerda).
Tangran – Procure formar as peças solicitadas.
Tangran 2 – Procure formar as peças solicitadas.
Torre de Hanoi – Exercício de lógica de empilhar os discos por tamanho, jogo com 1 a dez discos.
Torre de Hanoi 2 – Exercício de lógica de empilhar discos por tamanho – 4 discos.
Xadrez – Jogue Xadrez com seu/sua colega.
Xadrez 2 – Jogue Xadrez contra o computador.

Educação para o Trânsito  (SE BEBER, NÃO DIRIJA!)

Auto-escola: Placas de Regulamentação Ajude seu pau, clique em uma placa e descubra qual seu signioficado.
Auto-escola: Segurança, como agir nas estradas – Orientações e teste – Como agir nas estradas.
Barbeiragens – Conheça os 10 maiores e mais frequentes pecados cometidos pelos motoristas brasileiros.
Breaking Car – Quebrando o carro, jogo de perguntas sobre o trânsito, você deve escolher, usando o mouse, a melhor opção.
Desafio do Trânsito – Desafio de trânsito proposto pelo DETRAN-SE – Trânsito, responsabilidade de todos.
Direcionar os carros – Respeite as setas de direção e desvie os carros para os lugares corretos.
Dirija com Segurança – Ajude o Dino a acertar as placas de trânsito.
Estacione o Carro – Ajude nosso(a) motorista a estacionar seu carro na vaga existente.
Fique de Olho no Trânsito – Rewsponda às perguntas para saber se você anda na rua com segurança.
Leis de trânsito – Você é um bom motorista? Conhece bem as sinalizações das placas e as regras para dirigir de forma correta?
Memória – Jogo de memória com orientações sobre o trânsito.
Memória 2 – Jogo de memória envolvendo placas de trânsito.
Memória 3 – Teste sua memória achando as placas de trânsito iguais. (Turma do Fom-Fom)
Passeio pela Cidade – Caquito, Joselito, Doroti, Oto e Tuti saíram para passear na cidade e você deve ajudálos respondendo algumas perguntas.
Placas – Você sabe a diferença entre as placas de regulamentação e de advertência?
Placas 2 – Faça novo teste sobre as placas de trânsito. (Detran)
Quebra Cabeça – Quebra cabeças de carro, níveis fácil e difícil. (85Play)
Segurança no Trânsito – Jogue e teste seu conhecimento em situações típicas do trânsito. (Zerohora)
Simulador – Simulação dos efeitos do álcool no motorista. (Zerohora)
Sinais de Trânsito – Aprenda sobre os sinais de trânsito e receba sua “Carteira Mirim de Habilitação”.
Traffic Trouble – Resolva os problemas de tráfego apresentados no exercício. (Gamesfree)
Trânsito Legal – Coloque as placas de trânsito de forma correta na cidade. (MEC)
Você conhece o Código de trânsito? – Perguntas formuladas para testar seu conhecimento sobre o código de trânsito. (Zerohora)

Folclore


Geografia

Bandeira do Brasil – Atividade com informações sobre a bandeira do Brasil bem como de colorir a bandeira.
Estados Brasileiros – Jogo para colorir os estados do Brasil por região. (Cambito)
Estados Brasileiros 2 – Perguntas sobre os estados brasileiros destacados.
Estados Brasileiros 3 – Monte o mapa do Brasil colocando os estados nos lugares certos.

Halloween 

A Bruxaria - Site com jogo educacional da ESPIE/UFRGS sobre a bruxa Zulu. (Espie/UFRGS) 
Bruxas - O objetivo deste jogo é não deixar as bruxas chegarem ao outro lado da tela.
Caça às Bruxas -  Nessa copa do mundo a bruxa está solta! Ajude a seleção brasileira ... (Fliperama)
Caldeirão da Bruxa - Site com jogo educativo de escrever palavras. (Penta2.UFRGS) 
Castelo da Keka - Monte seu próprio desenho arrastando os bichinhos e personagens para dentro do cenário.
Halloween - Pinte os diferentes cenários do Halloween. 

Libras

Alfabeto de Libras Atividades de libras com as palavras do corpo humano. (Atividades Educativas)
Alfabeto de Libras 2 Todas as 26 letras do alfabeto em libras. (Atividades Educativas)
Alfabeto de Libras 3 Descubra a palavra que foi escrita em libras identificando cada sinal com seu significado. (Atividades Educativas)
Alfabeto de Libras 4 – Identifique cada sinal com seu respectivo significado na língua portuguesa. (Atividades Educativas)
Alfabeto de Libras 5 – Estudo do alfabeto e jogo do alfabeto. (Atividades Educativas)
Caça Palavras Localize no quadrado as palavras em destaque. (Atividades Educativas)
Contando e Recortando Observe os símbolos de libras referentes ao números e preencha os exercícios. (Atividades Educativas)
Identificando os Sinais Clique abaixo de cada imagem e escreva o que ela representa. (Atividades Educativas)
Identifique as Frases – Vídeo 1 – Identifique as frases através da linguagem de libras. (Atividades Educativas)
Identifique as Frases – Vídeo 2 Identifique as frases através da linguagem de libras. (Atividades Educativas)
Letras – Gestos representativos de todas as letras do alfabeto. (Atividades Educativas)
Memória Libras Jogo de memória em libras com personagens da família. (Atividades Educativas)
Memória Libras 2 Jogo de memória envolvendo questões diversas. (Atividades Educativas)
Memória Libras 3 – Jogo de memória envolvendo brinquedos. (Atividades Educativas)
Memória Libras 4 – Jogo de memória envolvendo animais. (Atividades Educativas)
Somando em Libras Atividades de soma usando libras. (Atividades Educativas)

Matemática

4 Operações – Atividades com as quatro operações onde o macaco deve vencer o jacaré.
Adição – Acerte o resultado da soma e mire a flecha no alvo. (Multiplication.com)
Adição – PLUSPLUS – Some rápido até 10 e não perca tempo. (O.jogos.pt)
Bruxa Anoréxica – A bruxa raptou o Rei Apetite, ajude a salvá-lo fazendo os cálculos corretos. (Zuzubalândia)
Calculadora quebrada – Eric quebrou a sua calculadora, mas ela ainda pode ser útil …
Compras na Papelaria – Ajude o colega a fazer as compras na papelaria e não gaste mais de R$ 220,00.
Coni vai às Compras – Ajude a Coni a fazer os cálculos corretos em suas compras.
Coordenadas – Atividade de até 4 participantes, calcule as coordenadas, faça os cálculos corretos e assuma os quadrantes.
Dividir o Conjunto – Faça a divisão correta do conjunto.
Fazer a Ponte – Construa a ponte fazendo corretamente os exercícios de adição.
Frações 2 – Exercício de frações e simplificação.
Lesma – Ajude a lesma a ganhar a corrida acertando o resultado das questões. (UFRGS)
Material DouradoExercício de decomposição de números inteiros usando o material dourado. (EducaçãoDinâmica)
Math Picture Puzzle Resolva os axercícios de adição, arraste as respostas e desvende o quebracabeça.
Math Picture Puzzle 2 – Resolva os exercícios de subtração, arraste as respostas e desvende o quebracabeça.
Multiplicação – Exercício de arrastar os números para que a conta fique correta.
Multiplicação do Castelo – Exercícios de multiplicação com respostas no castelo. (Multiplication.com)
Multiplicação do Ciborg – Resolva corretamente a multiplicação e acerte o ciborg.
Multiplicação da Corrida – Resolva corretamente os exercícios e ajude a atleta a saltar as barreiras.
Multiplicação dos Peixes – Exercícios de multiplicação – tabuadas do 0(zero) ao 9(nove).
Núm3r0s P3rdid0s – Alguns números foram perdidos, agora você deve ajudar a recolocá-los – Adição, Subtração e Multiplicação.
Ovelhinhas – SHEEP Game – Desloque as ovelhinhas para o curral ao lado como solicitado, (Atividades Educativas)
Pense Rápido – MATEMATIX  – Você tem que ser rápido e bom de matemática: a gente mostra o resultado da questão e …
Subtração das Frutas – Atividade onde o você deve acertar o exercício diminuindo as frutas.
Tabuada – Cálculo mental da tabuada dos números 1(um) ao 9(nove).
Tabuada 2 – Exercícios da tabuada dos números 1(um) ao 12(doze).
Tabuada 3 – Tabelas resolvidas, resolva a tabuada e verifique suas respostas.
Tabuada das Árvores – Faça os exercícios com as tabuadas dos números 1(um) ao 12(doze)
Tabuada do Avião – Acerte o resultado da conta com a mira do avião. Tabuada dos números 2(dois) ao 9(nove).
Tabuada dos Invasores – Escolha entre a multiplicação ou divisão, tabuadas dos números 2(dois) ao 12(doze) e acerte o resultado estourando os balões.
Tabuada dos Tambores – Escola entre as tabuadas dos números 0(zero) ao 9(nove) e faça os cálculos corretos. (Multiplication.com)
Torre de Blaster – Coloque os números em ordem na torre. (GameRival)

Natal

Árvore de Natal – Decore a sua árvore de Natal. (O.jogos.pt)
Boneco de Neve – Monte um bonito boneco de neve. (Jogue Aki!)
Colorir – Pinte o Papai Noel. (O.jogos.pt)
Rena – Ajude a Rena a conduzir o Papail Noel. (Jogue Aki!)
Trenó – Desenhe o melhor caminho para o Papai Noel. (Jogue Aki!)

Páscoa

Encaixe Encaixe as partes do coelinho (Ecokids)
Ligar Pontos Ligue os pontos e veja a figura que se forma. (Ecokids)
Memória Memória com os ovos de Páscoa. (Ecokids)

 Português

ABCdárioAtividade de definição da letra inicial em três níveis e um para escrever as palavras. (DiscoveryKids)
Alfabeto – Estudo do alfabeto e jogo do alfabeto. (Atividades Educativas)
Completar Palavras Atividade de completar a palavras com a letra inicial. (Pão de Açúcar Kids)
Completar Palavras 2 Atividade de completar a palavra com a letra inicial.
Identificar o Alfabeto – Clicar nas letras pela ordem correta. (Ababasoft)
Identificar o Alfabeto Identificar as letras e localizá-las no desenho.
Letras Invisíveis – Identificar as letras invisíveis. (Divertudo)
Nova Ortografia: Ortografin – Exercícios e esclarecimentos sobre a nova ortografia da língua portuguesa. (UFRGS - Atividades Educativas)
Nova Ortografia: Jogo da Nova Ortografia – As novas regras chegaram e deixaram muita gente confusa … (Atividades Educativas)
Numerais por Extenso – Escrever por extenso os numerais em português ou espanhol. (Atividades Educativas)
Ortografia do G e J Site com exercícios de ortografia envolvendo o G ou J.
Ortografia do M e N – Complete corretamente a ortografia das palavras com as letras M ou N. (Atividades Educativas)
Ortografia do M e N 2 Site com um conjunto de atividades para apoiar o estudo da ortografia, letras M e N.
Ortografia do R e RR – Complete corretamente a ortografia das palavras com as letras R ou RR. (Atividades Educativas)
Ortografia do R e RR – Complete corretamente a ortografia das palavras com as letras R ou RR e conheça as regras. (Atividades Educativas)
Ortografia do S e SS – Complete corretamente a ortografia das palavras com as letras S ou SS. (Atividades Educativas)
Ortografia do S e SS 2 Complete corretamente a ortografia das palavras com as letras S ou SS. (Atividades Educativas)
Ortografia do X e CH – Complete corretamente a ortografia das palavras com as letras X ou CH e as escreva por extenso. (Atividades Educativas)
Ortografia e Som das Palavras – Arraste as palavras de acordo com sua escrita e som correspondente de C ou Ç, S ou Z. (Atividades Educativas)
Sopa de Letras – Identificar e colocar em ordem as letras do alfabeto.

Semana Farroupilha

Revolução Farroupilha – Site com seis quadros a serem preenchidos sobre a Revolução Farroupilha.

Sítio do Picapau Amarelo

Dona Benta – A Cuca raptou a Dona Benta e a mantém no fundo de sua caverna. Ajude o Pedrinho e a Narizinho a resgatar a sua avó. (Sítio)
Emília – Ajude a Emília nos desafios propostos pelo Visconde Sabugosa. (Sítio)
Emília 2 Jogo da memória da Emília. (Sítio)
Rabicó – Jogo, ajude o Rabicó na separação do lixo. (Sítio)
Tia Anastácia Jogos de tetris da tia Anastácia. (Sítio)
Tio Barnabé Jogo, ajude o tio Barnabé a caçar seus cachimbos. (Sítio)

 

Manuel Caracol 2Ajude o caracol ! 
Para cada fase tem uma maneira de seguir.
Concentre-se e...bom jogo.

 

GÊNERO: Perfil de Redes Sociais

A proposta é:
1. Socialização da proposta: Elaboração de perfis de personagens da literatura brasileira:
- Dividir a sala em 8 grupos de 5 alunos;
- Cada grupo deverã escolher o personagem que irá assumir do livro "Capitães da Areia" de Jorge Amado;
- Antes terão que ler o livro;
- Os perfis serão montados como para uma rede social (Facebook ou Orkut);
- Depois dos perfis expostos, deverão interagir , acompanhando o desenrolar da história, com "postagens";


Achei esta proposta suuuuper interessante!!!!!
Obviamente que esta Sequência Didática precisa ser melhor explicitada e organizada no Plano de Ação.

Abaixo links para maior embasamento.


Perfil do personagem Dom Casmurro de Machado de Assis

Como seria o perfil de Macunaíma no Facebook?


FONTE:
http://escrevendoofuturo.blogspot.com/

 

Sugestões de atividades pedagógicas para o uso do Filme: BEE MOVIE

Bee Movie

Ficha técnica do filme

Título no Brasil:  Bee movie – a história de uma abelha
Título original:  Bee movie
País de origem:  EUA
Gênero:  Animação
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 91 minutos
Ano de lançamento:  2007
Site oficial:  http://www.beemovie.com
Estúdio/Distrib.:  Paramount Pictures Brasil
Direção:  Steve Hickner/Simon J. Smith

Sinopse

O filme mostra o mundo das abelhas sob a ótica das abelhas, ou seja, diferente do olhar humano.
Assim, Barry Benson, uma abelha recém-formada, decide processar os humanos pela apropriação indevida do mel.
O filme mostra, de modo claro, a necessidade do equilíbrio nos ecossistemas e da codependência entre todas as espécies vivas para a sustentabilidade da vida na Terra.

Crítica do filme

“ A animação Bee movie é uma forma encantadora de analisarmos a nossa sociedade,
o mundo das abelhas e as relações de interdependência entre os sistemas e
ecossistemas. Além disso, o jogo de palavras envolvendo a temática do mel é muito
bacana! Mel-ravilhoso mesmo!”                                       Danielle Lourenço – Pedagoga

Sugestões pedagógicas

1) A Vida das Abelhas.

Para perfeita compreensão do filme, seria interessante que os alunos tenham
orientações iniciais sobre a vida das abelhas.
Alguns sites interessantes:

2) Sociedade.

Depois disso, proponha uma análise. O filme retrata situações que refletem a sociedade das abelhas e outras que refletem a sociedade humana. Quais são elas?

3) Conceito de equipe.

Bee movie deixa muito claro o conceito de equipe, mencionando a importância das pequenas tarefas para a realização do todo.
Solicite aos alunos que identifiquem no filme em que momentos este conceito aparece.
Em seguida, peça que transponham estas situações para o cotidiano escolar e familiar. Onde estou? Qual minha função e importância neste grupo?.

4) Exploração da natureza.

O personagem principal, Berry Benson, questiona a exploração ao mel das abelhas.
Argumente com seus alunos:
a) Realmente os humanos exploravam as abelhas?
b) Que outros reinos da natureza são explorados na natureza?
c) Até que ponto o homem pode usufruir da natureza?

5) Ecossistemas.

inopse

O filme mostra o mundo das abelhas sob a ótica das abelhas, ou seja, diferente do olhar
humano.
Assim, Barry Benson, uma abelha recém-formada, decide processar os humanos pela
apropriação indevida do mel.
O filme mostra, de modo claro, a necessidade do equilíbrio nos ecossistemas e da
codependência entre todas as espécies vivas para a sustentabilidade da vida na Terra.

Crítica do filme

“ A animação Bee movie é uma forma encantadora de analisarmos a nossa sociedade,
o mundo das abelhas e as relações de interdependência entre os sistemas e
ecossistemas. Além disso, o jogo de palavras envolvendo a temática do mel é muito
bacana! Mel-ravilhoso mesmo!”                                       Danielle Lourenço – Pedagoga

Sugestões pedagógicas

1) A Vida das Abelhas.

Para perfeita compreensão do filme, seria interessante que os alunos tenham
orientações iniciais sobre a vida das abelhas.
Alguns sites interessantes:

2) Sociedade.

Depois disso, proponha uma análise. O filme retrata situações que refletem a
sociedade das abelhas e outras que refletem a sociedade humana. Quais são elas?

3) Conceito de equipe.

Bee movie deixa muito claro o conceito de equipe, mencionando a importância das
pequenas tarefas para a realização do todo.
Solicite aos alunos que identifiquem no filme em que momentos este conceito aparece.
Em seguida, peça que transponham estas situações para o cotidiano escolar e familiar.
Onde estou? Qual minha função e importância neste grupo?.

4) Exploração da natureza.

O personagem principal, Berry Benson, questiona a exploração ao mel das abelhas.
Argumente com seus alunos:
a) Realmente os humanos exploravam as abelhas?
b) Que outros reinos da natureza são explorados na natureza?
c) Até que ponto o homem pode usufruir da natureza?

5) Ecossistemas.

Trabalhe o conceito de interdependência entre os ecossistemas, questionando os
alunos sobre o que acontece quando as abelhas vencem a batalha judicial e param
de trabalhar.

6) Polinização.

Peça aos alunos que expliquem por que o processo de polinização é fundamental para
os humanos.

7) Equilíbrio ambiental.

Ao final do filme, Barry torna-se um advogado “animal” e recebe em seu consultório uma
vaca reclamando da usurpação do seu leite.
Como podemos viver em harmonia com os demais seres vivos? Como conseguir este
equilíbrio ambiental?

8) Palavras.

O filme brinca muito com as palavras de modo a relacioná-las ao tema abelhas.
Mel-ravilhoso! Favo-loso! Mel-lênio! Abelhar! Proponha uma brincadeira. E se o filme
fosse sobre cães? Que palavras poderíamos criar?

9) Atividade com os Pais.

Trabalhe o conceito de interdependência entre os ecossistemas, questionando os
alunos sobre o que acontece quando as abelhas vencem a batalha judicial e param
de trabalhar.

6) Polinização.

Peça aos alunos que expliquem por que o processo de polinização é fundamental para
os humanos.

7) Equilíbrio ambiental.

Ao final do filme, Barry torna-se um advogado “animal” e recebe em seu consultório uma
vaca reclamando da usurpação do seu leite.
Como podemos viver em harmonia com os demais seres vivos? Como conseguir este
equilíbrio ambiental?

8) Palavras.

O filme brinca muito com as palavras de modo a relacioná-las ao tema abelhas.
Mel-ravilhoso! Favo-loso! Mel-lênio! Abelhar! Proponha uma brincadeira. E se o filme
fosse sobre cães? Que palavras poderíamos criar?

9) Atividade com os Pais.

O filme pode ser muito interessante para trabalharmos com os pais! Alguns aspectos que
podem ser abordados: a escolha precoce das profissões na transição do Ensino Médio
para a faculdade; pais que não escutam seus filhos; sucessão familiar; a descoberta da
vida fora da colmeia – descoberta do mundo exterior e rompimento do cordão umbilical
familiar; como acontece o despertar da verdadeira vocação; a escolha das namoradas,
que não podem ser vespas nem aranhas.

10) Jogos em Inglês.

O site oficial do filme está em inglês, mas há jogos bem interessantes. Que tal uma parceria
com a “teacher” da sua escola?

11) O mundo das abelhas - Extras.

Nos extras do DVD é possível fazer perguntas pré-formuladas ao Barry Benson. Algumas
são apenas reprises de momentos vistos no filme, mas outras são favo-losas para aprender
mais sobre o mundo mel-ravilhoso das abelhas!

Links complementares

Site oficial do filme: http://www.beemovie.com


FONTE:

A Violência no gênero - LETRA DE MÚSICA

Etapa 1:

PROFESSOR: Antes de iniciar a leitura do texto, pergunte a seus alunos:
Os pais deixam vocês saírem sozinhos ou eles têm medo da violência?
Quais as medidas de precaução que podemos tomar para nos proteger da violência?
Estamos protegidos da violência dentro de nossas casas?
Quais são os recursos que podemos utilizar para nos proteger dentro de nossas casas?
Essas medidas são eficazes?
É interessante que os alunos percebam como, cada vez mais, cresce o medo que as pessoas têm da violência. Por isso, elas investem em alarmes, em seguros, em câmeras de segurança, em porteiros, etc. Mas nem sempre esses recursos são eficazes e impedem a ação dos bandidos.
Etapa 2:
Antes de iniciar a leitura e a escuta da música abaixo, pergunte aos alunos se eles conhecem ou já ouviram falar da banda “Engenheiros do Hawaii”. Em seguida, explique que eles ouvirão uma música chamada “Muros e grades”. Pelo título, pergunte qual o assunto que eles imaginam que será tratado na canção.
Levar a letra da música abaixo, fotocopiada para os alunos. Além disso, é muito importante levar também a música gravada em um CD para os alunos ouvirem a melodia. É recomendável que os alunos ouçam pelo menos duas vezes a música.
Abaixo há um link para conseguir a música na internet:
http://letras.terra.com.br/engenheiros-do-hawaii/45733/
Música 1: Muros e Grades - Engenheiros do Hawaii - Composição: Humberto Gessinger - Augusto Licks
Nas grandes cidades, no pequeno dia-a-dia
O medo nos leva tudo, sobretudo a fantasia
Então erguemos muros que nos dão a garantia
De que morreremos cheios de uma vida tão vazia
Nas grandes cidades de um país tão violento
Os muros e as grades nos protegem de quase tudo
Mas o quase tudo quase sempre é quase nada
E nada nos protege de uma vida sem sentido
Um dia super, uma noite super, uma vida superficial
Entre as sombras, entre as sobras da nossa escassez
Um dia super, uma noite super, uma vida superficial
Entre cobras, entre escombros da nossa solidez
Nas grandes cidades de um país tão irreal
Os muros e as grades nos protegem de nosso próprio mal
Levamos uma vida que não nos leva a nada
Levamos muito tempo pra descobrir
Que não é por aí... não é por nada não
Não, não pode ser... é claro que não é, será?
Meninos de rua, delírios de ruínas
Violência nua e crua, verdade clandestina
Delírios de ruína, delitos e delícias
A violência travestida faz seu trottoir
Em armas de brinquedo, medo de brincar
Em anúncios luminosos, lâminas de barbear
(solidez)
Viver assim é um absurdo como outro qualquer
Como tentar o suicídio ou amar uma mulher
Viver assim é um absurdo como outro qualquer
Como lutar pelo poder
Lutar como puder

Etapa 3:

Após a escuta da música, realize atividades de interpretação. Seguem abaixo algumas sugestões de atividades.

1) O autor se refere a uma garantia oferecida pelo erguimento de muros. Trata-se, na realidade, de uma ironia. Quais seriam os prejuízos de uma vida confinada entre muros?

2) Os autores fazem uma crítica à sociedade moderna. Nessa crítica, a quem é dada a responsabilidade dos males:

a) aos políticos
b) aos bandidos
c) aos meninos de rua
d) a toda a sociedade

3) Segundo os autores, a violência encontra-se “travestida”, isto é, disfarçada em “armas de brinquedos”, “anúncios luminosos”.

a) A que se refere a expressão “anúncios luminosos”?
b) Que tipo de violência poderia estar embutida nesses anúncios?

PROFESSOR: Seria interessante chamar a atenção dos alunos para o “jogo de palavras” opostas (gran de/pequeno; cheio/vazio; tudo/nada) que o autor faz em vários versos. Além disso, chame a atenção para a crítica contida nessa música: em uma das inúmeras leituras possíveis, poderíamos afirmar que o autor critica essa tendência de as pessoas construírem muros cada vez mais altos, pensando, erroneamente, que estes as deixarão protegidas da violência. Porém, não param para pensar no lado ruim desse comportamento: as pessoas estão cada vez mais isoladas, sem laços de amor, amizade, entre outros, como podemos perceber nos versos:

"Os muros e as grades nos protegem de quase tudo
Mas o quase tudo quase sempre é quase nada
E nada nos protege de uma vida sem sentido"

Etapa 4:
Antes de iniciar a leitura e a escuta da música abaixo, pergunte aos alunos se eles conhecem ou já ouviram falar da banda “Titãs”. Em seguida, explique que eles ouvirão a música “Violência”. Consverse um pouco sobre o tema, levando-os a fazer uma associação com a música anterior. Levar a letra da música abaixo para os alunos. É recomendável que os alunos ouçam pelo menos duas vezes a música.

Abaixo há um link para conseguir a música na internet:

http://letras.terra.com.br/titas/86522/

Música 2: Violência - Titãs - Composição: Sérgio Britto / Charles Gavin

O movimento começou, o lixo fede nas calçadas.
Todo mundo circulando, as avenidas congestionadas.
O dia terminou, a violência continua.
Todo mundo provocando todo mundo nas ruas.
A violência está em todo lugar.
Não é por causa do álcool,
Nem é por causa das drogas.
A violência é nossa vizinha,
Não é só por culpa sua,
Nem é só por culpa minha.
Violência gera violência.
Violência doméstica, violência cotidiana,
São gemidos de dor, todo mundo se engana...
Você não tem o que fazer, saia pra rua,
Pra quebrar minha cabeça ou pra que quebrem a sua.
Violência gera violência.
Com os amigos que tenho não preciso inimigos.
Aí fora ninguém fala comigo.
Será que tudo está podre, será que todos estão vazios?
Não existe razão, nem existem motivos.
Não adianta suplicar porque ninguém responde,
Não adianta implorar, todo mundo se esconde.
É difícil acreditar que somos nós os culpados,
É mais fácil culpar deus ou então o diabo.

*``O crime é venerado e posto em uso por toda terra,
De um pólo a outro se imolam vidas humanas.
No reino de Zópito os pais degolam os próprios filhos,
Seja qual for o sexo, desde que sua cara não lhes agrade.
Os coreanos incham o corpo da vítima a custa de vinagre
E depois de estar assim inchado, matam-no a pauladas.
Os irmãos Morávios mandavam matar com cócegas''
* Fragmentos de "Dissertação do Papa sobre o crime seguido de orgia'' (Marquês de Sade)
Seleção: Branco Mello

Etapa 5:

Após ouvir a música, realize atividades de interpretação. Seguem abaixo algumas sugestões de atividades.

1) A música faz referência aos males de uma típica cidade grande moderna. Cite alguns desses males enunciados pelos músicos.

2) Releia os seguintes versos:

"É difícil acreditar que somos nós os culpados,
É mais fácil culpar deus ou então o diabo."

Podemos afirmar que esses versos representam:

a) uma hostilidade para com as religiões
b) uma crítica ao fato de a sociedade não encarar os problemas e eleger falsos culpados
c) uma maneira alegórica de encarar os problemas sociais
d) uma forma eficiente de resolver os problemas sociais, uma vez que canaliza as preocupações da sociedade

3) Explique, com suas palavras, o verso: "Violência gera violência."

4) Reescreva os versos abaixo, substituindo os termos grifados, sem alterar o sentido dos versos:

"Não é por causa do álcool,
Nem é por causa das drogas."

5) Quanto aos culpados pela violência na cidade, podemos afirmar que os autores da primeira música concordam com os da segunda música? Justifique sua resposta.

Avaliação

Produção de texto
A primeira música, Muros e Grades, chama a atenção para o fato de que o erguimento de muros contra a violência gera efeitos, talvez, imprevistos, como o isolamento, o resfriamento das relações humanas. A segunda música, Violência, chama a atenção para os escapismos ou os subterfúgios que a sociedade emprega para conviver com a violência, relegando a culpa a Deus ou ao Diabo. Em que pese as diferenças, ambas as músicas chamam a atenção para o seguinte fato: a sociedade é a culpada pela própria violência (ou seja, não apenas uma parcela dela, como os políticos corruptos, os delinquentes, ladrões, e outros, como muitos creem). Baseado nisto, peça aos alunos que desenvolvam um texto posicionando-se contra ou a favor desta assertiva:

"A sociedade inteira é culpada direta ou indiretamente pela violência"

Se preferir, sugira que os alunos se expressem em forma de música (qualquer gênero musical: rap, hip hop, pagode, etc). Em seguida, solicite que apresentem as produções para a turma.
PROFESSOR: O mais importante, talvez, seja levar os alunos a se posicionarem a favor ou contra esta questão, e não simplesmente concordar ou discordar dos autores. Portanto, a avaliação quanto ao entendimento das músicas ocorre durante o desenvolvimento das questões, porém, a avaliação principal ocorre nesta última etapa, em que eles defendem o próprio ponto de vista com argumentos pertinentes.

FONTE:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7613

Nenhum comentário:

Postar um comentário