segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Escola Rosário de São Francisco participa de Oficina de Leitura em Libras e Braile - Projeto Um Ipê para Manuela


Alunos das Escolas Rosário de São Francisco e 



Governador Roberto Silveira participam de oficinas de 




leitura em libras e braile






31/10/2013 | 15:45
 
         A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SMED), informa que nesta quarta-feira (30.10), as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Rosário São Francisco e Governador Roberto Silveira participaram da Oficina de Leitura em Libras e Braile. A atividade é a culminância do Projeto Cultural do livro “Um Ipê para Manuela”, promovida pela autora da obra Tânia Perotti e pelo ilustrador Fredy Varela. A Escola Rosário de São Francisco sediou o evento.
      Na oportunidade, os alunos do 4º ano foram convidados a realizar leituras a partir de Braile e da Língua Brasileira de Sinais (LIBRA), com narrativas do texto e de imagens. A autora ainda fez a contação da história e conduziu os alunos a relataram suas percepções acerca de tudo o que foi trabalhado, registrando suas impressões em uma breve produção textual. A oficina foi concluída com o plantio de uma muda de ipê amarelo nos arredores da escola, representando o vínculo criado com a literatura e com o meio ambiente.
     De acordo com a assessora pedagógica de língua estrangeira da instituição, Mayra Moreira, o projeto promoveu o incentivo à leitura e trouxe aos alunos a fruição da narrativa, de maneira lúdica e interativa. “É importante para que eles conheçam de que maneira as pessoas com necessidades especiais podem ter acesso à leitura. A atividade também oportunizou o amadurecimento da consciência ecológica, através do plantio do ipê amarelo”, ressalta.
        Um Ipê para Manuela, da farroupilhense Tânia Perotti, inclui uma versão em braile e um DVD com audiodescrição, narrativa das imagens e tradução para Língua Brasileira de Sinais. No final da atividade, os alunos receberam exemplares da obra.
 Assessoria de Imprensa SMED



-->


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário