domingo, 4 de novembro de 2012

Utilizando o Gcompris como ferramenta de apoio

Gcompris1 é um pacote de atividades educacionais que ajuda crianças com 2 a 10 anos de idade a desenvolver o raciocínio e o conhecimento. É um software livre, o que significa que pode adaptá-lo, melhorá-lo e o mais importante, compartilhá-lo com os educadores de toda a parte pela licença GLP. Ele compreende numerosas atividades educacionais que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem, através de brincadeiras e orientações lúdicas.
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Figura 1(a): Interface principal do GCompris

 GCompris: Coordenação Motora e o Conhecimento do Computador

            As atividades de coordenação motora e conhecimento do computador colaboram muito com o aprimoramento dos movimentos, pois o aluno deve clicar arrastar/soltar e movimentar o mouse para realizar os desafios. Um exemplo é a atividade chamada “Movimentar o mouse”, como mostra a figura (1b), ideal para crianças a partir de dois anos e para aqueles que têm dificuldades em manusear o dispositivo apontador.
        Esta atividade é baseada em movimentar o mouse, que através de um apagador virtual, revela uma imagem no fundo da tela. Participaram desta atividade, 25 alunos, matriculados no primeiro ano do ensino fundamental. A maioria das crianças envolvidas na pesquisa mostrou ter boa coordenação motora e não apresentou muita dificuldade ao utilizar o mouse. Algumas, porém, apresentaram alguma dificuldade em função de suas mãos serem miúdas. Mesmo assim foram adotadas as cinco atividades que o software oferece, com objetivo de conhecer o mouse e também desenvolver a coordenação motora.
Além do mouse, o software foca a familiarização com o teclado e este já ofereceu mais dificuldades para alguns alunos que não se lembravam das posições das teclas e não conseguiam digitar as palavras a tempo na atividade “palavras cadentes”. As crianças ficaram bastante eufóricas à medida que as palavras caiam mais rapidamente.

Figura 1(b): Exemplo de uma aplicação GCompris para conhecimento do computador

Atividades de Leitura
        Nos PCNs mostram que nas séries iniciais do ensino fundamental, é necessário ensinar às crianças as letras do alfabeto, fazendo com que os alunos aprendam a reconhecê-las, para então, posteriormente serem capazes de juntá-las, formando palavras e aprendendo a ler.
O Gcompris apresenta atividades que permite à criança conhecer as letras por meio de um jogo, apresentado na Figura 1(c), que funciona da seguinte maneira: as letras vão caindo na tela e a criança deve encontrá-las no teclado, na etapa seguinte o mesmo acontece com as palavras, proporcionando à criança a habilidade de reconhecimento das posições de cada letra no teclado e assim permitindo o desenvolvimento da coordenação na digitação das palavras. (a) Coordenação motora no teclado (b) O ciclo da água

Figura 1(c): Atividade de leitura

Atividades de Matemática
         De acordo com os PCNs, as atividades numéricas são importantes para que os alunos do ensino fundamental aprendam a assimilar os conteúdos, percebendo diversas categorias numéricas tais como, números naturais, números inteiros positivos e negativos números irracionais.
Assim, torna-se possível o contato com as operações básicas e ampliação de seus conhecimentos sobre a importância dos números para resolver os problemas enfrentados no dia a dia. Uma atividade interessante é o uso de dinheiro “virtual “pelo aluno”“. Nessa atividade, é necessário que o aluno saiba contar. Uma vez que são mostrados alguns itens com seus valores, e então é permitido clicar sobre o dinheiro seja ele papel ou moeda, até corresponder ao valor exato da mercadoria.
Figura 1 (d): Operação matemática


 Atividades de Ciência e Tecnologia
        Segundo os PCNs, o papel da ciência no processo de aprendizado da criança encontra-se em colaborar para que a criança compreenda o mundo e suas transformações, os fenômenos da natureza, as mais diferentes formas de utilização dos recursos naturais, além de conhecer um pouco sobre o universo por meio da atividade sobre a lua e na atividade do astronauta.
      Nas séries iniciais são ensinados conhecimentos sobre a água, meio ambiente, entre outros. Com o uso do software, por exemplo, é apresentado o ciclo da água (Figura 1(f)).
     Esta atividade consiste em clicar nos elementos ativos mostrados na tela, como o sol, as nuvens, a estação de bombeamento de água e a estação de tratamento de esgoto, com o objetivo de reativar o funcionamento do sistema de água.
     Após a realização de todas as etapas, é necessário alocar o personagem para um banho. O uso do software GCompris possibilita também conhecer um pouco sobre o sistema elétrico, conteúdo esse que de acordo com os PCNs, entra no sentido de ciência e tecnologia. No ensino fundamental, os conteúdos sobre ciências, são separados em quatro partes: meio ambiente, ser humano e saúde, recursos tecnológicos, terra e universo.

Figura 1 (e): Atividades de Ciência e Tecnologia

Atividades Geografia e Arte
A geografia é responsável por oferecer instrumentos essenciais para a compreensão e intervenção na realidade social. Por meio da mesma é possível compreender como diferentes sociedades interagem com a natureza, na construção de seu espaço, tornando possível a criança saber sobre o lugar em que vive, saber a relação existente entre o passado e o presente, conhecer as paisagens, a noção de tempo e espaço, entre outras.
Ainda na disciplina de geografia, especialmente nas séries iniciais do ensino fundamental, é importante explicar para as crianças sobre o espaço, e logo em sequência, explicar sobre lugares, regiões, capitais e países, fazendo com que saibam em que território nacional elas vivem.
A educação em arte está diretamente ligada às demais disciplinas, tornando possível proporcionar o pensamento artístico à criança, além de aprender a conhecer, apreciar, e refletir sobre as formas da natureza, uma vez que exercita consecutivamente sua imaginação.
Ainda na disciplina de educação em arte, são oferecidas atividades que têm por objetivo fazer com que a criança crie um desenho ou animação. Movimentando e clicando com o mouse, ela poderá praticar o desenho livre. Na tela encontram-se as opções de cor, quadrado, retângulos, elipse, linhas, carimbos, borracha (caso a criança queira apagar algo), lápis para desenhar livremente, entre outros.
Figura 1(f): Atividade de interação com a natureza e arte.

Fonte: II ENINED - Encontro Nacional de Informática e Educação ISSN:2175-5876



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