terça-feira, 19 de junho de 2012

7º Ano

PERGUNTAS E REPOSTAS - INGLÊS

PARA REALIZAR AS ATIVIDADES CLIQUE NOS LINKS:

segunda-feira, 19 de julho de 2010


LINGUAGEM MATEMÁTICA E COMUM

ATENÇÃO: Para fazer essa atividade use a letra x minúscula e dê espaços entre os termos.

NÚMEROS INTEIROS


NUMEROS DECIMAIS RELATIVOS


NÚMEROS DECIMAIS



 

 

 

 

Diabetes na Infância e Adolescência

Idéia de Projeto para ser trabalhado com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental

Diabetes na Infância e Adolescência
O que é?

O Diabetes Mellitus é uma disfunção causada pela deficiência total ou parcial de produção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, a glicose não é aproveitada adequadamente pelas células provocando sua elevação no sangue, ultrapassando as taxas normais de 70 a 110 mg/dl.
A glicose é quem gera energia para nosso organismo funcionar, mas isso só ocorre se houver insulina. Portanto a função da insulina é garantir a entrada de glicose nas células para a produção de energia. Quando nos alimentamos, ingerimos vitaminas, proteínas, sais minerais e glicose. Essa glicose é absorvida no intestino, entra na corrente sanguinea e com a ajuda da insulina, penetra nas células para produzir energia e assim garantir o funcionamento do organismo.
Existem algunstipos de Diabetes, sendo os mais conhecidos os do tipo 1 e do tipo 2, mas existem ainda outros tipos como o gestacional , o provocado pelo uso de alguns medicamentos ou provocados por doenças do pâncreas
.



O Projeto

Os alunos irão desenvolver uma apresentação em Power Point com os principais temas sobre o assunto em questão:

-Como Diagnosticar
-Sintomas
-Alimentação Adequada
-Percentual em São Paulo
-Prevenção
-Alimentação dos alunos do colégio

Algumas questões a serem respondidas no desenvolvimento do trabalho:

-Por que aumenta cada vez mais o número de crianças que estão se tornando portadoras de diabetes?
-Quais os principais sintomas, que podem ser percebidos pelos pais, de que seu filho é portador de diabetes?
-E o tratamento?
-O Diabetes em crianças pode vir a atrapalhar seu desenvolvimento?
-O preconceito e a discriminação enfrentados por crianças com diabetes podem dificultar o tratamento? E os pais como devem agir?
-Por que cada vez mais no mundo aumenta o número de crianças obesas que tem o diabetes tipo 2?
-Pais diabéticos, seja do tipo 1 ou do tipo 2, podem ter filhos com essa mesma doença?
Duração: de 03 a 04 aulas.


O que você faria se... Pesquisa de opinião


Projeto Multidisciplinar
Tema Transversal - Ética, comportamento e cidadania
Ferramentas: Excel e Word

É claro que existem diferenças de opinião, mas o que pensam os mais velhos é tão diferente dos mais jovens? E os homens apresentam opiniões semelhantes a das mulheres?

Com uma pesquisa de opinião podemos entender a sociedade em que vivemos, é importante que os alunos desde cedo saibam das diversidades que formam a sociedade e que estão sempre em constante mutação.

No projeto os alunos fazem pesquisas, montam uma planilha com os dados obtidos, analisam-os com o uso de gráficos e produzem textos que expressem suas opiniões.

O objetivo é ensinar o aluno o exercício da cidadania e que ao longo da vida ele continue aprendendo a partir da descoberta, identificação e reflexão de diferentes opiniões da sociedade e utilizar as ferramentas do Office para a elaboração.

Desenvolvimento
- Escolha dos temas pelos alunos;
- Discussão dos temas;
- Discussão a respeito da organização das tabelas e gráficos;
- Organização dos alunos em grupos e pesquisa em jornais e revistas e internet;
- Distribuição e preenchimento do roteiro de pesquisa, as questões são elaboradas pelos alunos com orientação da professora;
- Execução das pesquisas com o público escolhido pelos alunos, podendo ser amigos, pais, parentes, professores e vizinhos, quanto maior o número de entrevistados mais consistente se torna a pesquisa.


Temas sugeridos pelos alunos
1 - O que você faria se tivesse apenas 24 horas de vida?
2- O que você faria se seu filho usasse drogas?
3- O que você faria se acontecesse um terremoto?
4- O que você faria se a natureza se revoltasse contra o mundo?
5- O que você faria se fosse órfão?
6- O que você faria para melhorar os hospitais públicos?

Com os temas escolhidos mãos a obra!!!!


Espanhol e Informática

Utilizar a tecnologia (internet) como instrumento de diversificação das aulas de Espanhol, interagindo à disciplina de Informática. É importante incentivar o aluno à pesquisa dos conteúdos: cultura dos países que tem como língua materna o espanhol, costumes, culinária, regionalismos, etc.

Segue os sites com as respectivas séries:

6º ano
http://www.ociototal.com/recopila2/r_aficiones/apodos.html

7º ano
www.azteca21.com
http://www.hispanicus.com/drle

8º ano
http://icarito.latercera.cl/icarito/portada/0,0,38035857_151387702,00.html
http://mx.geocities.com/nahuiehekatl/index.htm
Cartas de Cristóbal Colón
http://www.prb.com/s15-16/ccareyes.htm

9º ano
Spanglish
http://www.elcastellano.org/spangl.html
Chatear
http://es.wikipedia.org/wiki/Chatear
http://www.terra.es/chat/
http://www.cocacola.es/


SOS Saúde


Neste mês de Maio os alunos do 6º ao 9º estão desenvolvendo palestras sobre as doenças causadas por vírus, estão sendo estudadas as seguintes doenças:
  • Catapora
  • Dengue
  • Hepatite
  • Rubéola
  • Sarampo
Os alunos formam grupos denomiados Equipes de Comunicação, as tarefas são divididas e cada grupo busca as informações e dados necessários para a palestra, analisa os dados, separa o material, elabora a apresentação e na data estipulada o grupo irá ministrar a palestra para a sala e para a professora.


Tarefa 7º ano

Diabetes na Infância e Adolescência (pesquisa para publicação)

-Como Diagnosticar / sintomas
-Alimentação
-Percentual em São Paulo
-Prevenção


Sistema Solar

Vídeo visto pelos alunos do 6º ano e do 7º ano. Clique no link abaixo.
Sistema Solar

O Sistema Solar - Parte II


PARTE II DO VÍDEO VISTO EM AULA PELOS ALUNOS DO 1º ANO

O Sistema Solar - Parte I


VÍDEO VISTO EM AULA PELOS ALUNOS DO 1º ANO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário