terça-feira, 13 de março de 2012

Língua Portuguesa

Girafas – Animais de Altura

Mais uma publicação com texto de interpretação no estilo do besouro-rinoceronte e dos golfinhos.
Este tipo de atividade é ótimo, pois auxilia bastante o aluno na compreensão, já que o assunto tratado é interessante e o texto não é muito longo. Acredito que seja um tipo simpático de atividade tanto para o professor quanto para o aluno. Gostei tanto de elaborar, que fiz três para colocar aqui no blog e um livro deste tipo, com animais ‘campeões’, para colocar no www.janainaspolidorio.pro.br . Neste último, cheguei a incrementar o material com cartazes. Você pode levar ou pedir fotos coloridas do animal estudado para os alunos, de modo a enriquecer o texto ainda mais. Um mural com curiosidades sobre o animal também é outra ideia interessante.
Espero que goste do texto. Boa aula!

Extraordinários Golfinhos

Esta atividades segue a mesma linha do texto dos ‘besouros rinoceronte’ que postei há alguns dias. Os leitores que têm alunos em processo de aprendizagem de leitura certamente irão gostar bastante da atividade.
Em lugar de uma interpretação convencional, elaborei uma pequena ‘ficha do animal’. Espero que lhe seja útil. Boa aula!
GOLFINHOS – ANIMAIS EXTRAORDINARIOS

Buraco Negro – Interpretação, Dicionário e Produção de Carta

Esta é daquelas atividades muito completas, que trazem diversas comandas, com diversos intuitos em uma mesma sequência. Você pode usar para desenvolver aprendizagens ou mesmo como avaliação.
Com base em um texto sobre o buraco negro encontrado na Via Láctea em 2000, coloco questões de uso de sinônimos, interpretração de texto e ainda elaboro uma questão de produção de carta. Como usei esta atividade para avaliar, deixei os valores que usei em cada questão, mas eles podem ser facilmente tirados. Boa aula!
MONSTRO ASPIRADOR

Sobre a Lua – Interpretação, Dicionário e Pesquisa

Esta é, certamente, uma atividade muito completa. Coloquei um pequeno texto sobre a Lua, pois as crianças costumam gostar muito de assuntos relacionados à astronomia. Com base no texto, desenvolvi atividades de uso de dicionário e de interpretação, além de acrescentar uma pequena parte para pesquisa. Espero que você goste. Boa aula!
NO MUNDO DA LUA

Besouro Rinoceronte

Para a atividade de hoje, eu quis aproveitar a curiosidade natural que os alunos têm acerca de animais. Decidi buscar informações de um bichinho bem diferente e interessante e montei dois tipos de interpretação.
O primeiro tipo pede aos alunos que pintem apenas informações que julgarem corretas sobre o texto lido. O intuito é forçar a leitura para aqueles que estão em processo de aquisição, então sugiro que a professora leia o texto e os alunos leiam as informações dos quadrinhos. Desta forma, será possível ter certeza se o seu aluno realmente compreendeu e leu as informações mostradas.
No segundo tipo, apenas perguntas comuns, para aqueles que já conseguem responder uma interpretação com uma certa autonomia. Espero que você goste tanto da atividade quanto da curiosidade. Boa aula!
OS INCRIVEIS BESOURO RINOCERONTES
OS INCRIVEIS BESOURO RINOCERONTES INTERPRETAÇÃO

Quadrinhos – Explorando elementos

Uma outra opção interessante para os professores que têm aula nesta semana é a exploração de elementos dos quadrinhos. Além de ser chamativa, a história em quadrinhos ainda oferece múltiplas possibilidades de trabalho que podem vir a enriquecer aulas posteriores.
Encontrei uma história simpática, de uma página, que conservei colorida, mas não apresentará problemas se impressa em branco e preto. Elaborei atividades tanto para a interpretação quanto para a exploração de expressões faciais, onomatopeias e traçados dos quadrinhos. Acredito que tenha ficado interessante para trabalhar com os alunos. Espero que você goste. Boa aula!
QUADRINHOS – O FUGITIVO

Conto de Terror – Interpretação e Gramática

No ano passado, os leitores do blog ficaram em expectativa para saber qual série eu havia assumido. Há alguns anos trabalho com primeiro ciclo, mas já trabalhei com alunos até o Ensino Médio. Embora eu possa fazer atividades que sejam para qualquer série, desde o infantil até o médio, acabo produzindo maior número de atividades para a série na qual estou.
Muito bem… este ano acredito que possa acontecer de outra forma. Fiz uma mudança de emprego, na qual consegui um horário diferente de trabalho, que acredito ser vantajoso ao blog e às atividades de outras séries. Estou lecionando para quartos e quintos anos e tenho dois dias nos quais me dedico inteiramente às atividades do blog.
Como há poucas atividades desta faixa etária, por conta da grande demanda de trabalho dos ciclos iniciais, vou aproveitar o dia de hoje para publicar uma atividade baseada em um conto de terror que gosto bastante: ‘A Casa do Pesadelo’.
Consegui elaborar uma atividade com interpretação, uso de dicionário, ordem alfabética e, de quebra, ainda trabalho com encontros consonantais e dígrafos. Acredito que seja bem legal para os professores que trabalham com o segundo ciclo. Espero que você goste. Boa aula!
A CASA DO PESADELO

Olho Vivo – Tema Natal

     ‘Olho Vivo’ é uma atividade que criei há algum tempo que costuma dar bons resultados no desenvolvimento de estratégias de leitura. Os alunos devem observar uma cena e ler as afirmações, decidindo se são verdadeiras ou falsas. Além de ajudar na leitura, ainda aprimora habilidades fundamentais à interpretação de texto. Espero que você goste. Boa aula!
OLHO VIVO – NATAL

A Lenda do Papai Noel – Interpretação

     Na época do fim de ano procuramos sempre buscar atividades mais voltadas ao tema do Natal. Para crianças maiores é um pouco mais difícil encontrar, pois a maior parte do material caminha mais para o lúdico.
      Disponibilizo hoje um texto sobre a origem da Lenda de Papai Noel para os maiores. Espero que você goste. Boa aula!
A LENDA DO PAPAI NOEL

Conto Africano – Anansi

     Tenho lido muitos contos africanos nos últimos dias e percebi que vários deles são sobre ‘Anansi’, que é a aranha. Este que estou publicando hoje não é o mais belo que li, porém traz ensinamentos importantes sobre o comportamento humano. Acredita-se, pela história, que antes a aranha tinha pernas grossas e estas se tornaram finas por causa de seu comportamento no conto. A visão cultural é bem diferente da que temos aqui, um dos motivos da escolha. É possível que eu consiga ainda publicar o que gostei mais, que traz histórias de ‘Anansi’ como produtora de ‘teias da vida’. Caso eu consiga nos próximos dias terminar a tradução, faço a postagem.
     Espero que a leitura lhe agrade. Boa aula!
POR QUE ANANSI TEM OITO PERNAS FINAS

 

Interpretação de textos 3° a 5° ano ensino fundamental

LEIA O TEXTO

BORBOLETINHA


BORBOLETINHA
ESTÁ NA COZINHA
FAZENDO CHOCOLATE
PARA A MADRINHA

POTI  POTI
PERNA DE PAU
OLHO DE VIDRO
NARIZ DE PICA PAU.

RESPONDA:

1) QUAL É O NOME DO TEXTO:
A-(   ) LETRA MÁGICA
B-(   ) BORBOLETINHA
C-(   ) CASINHA DA VOVÓ

2) ONDE ESTÁ A BORBOLETINHA


NO QUARTO

NO BANHEIRO

NA COZINHA



3) COMPLETE O ALFABETO



B




G






N


Q



U



Y





4) COMPLETE O QUADRO ABAIXO:

PALAVRA
LETRA INICIAL
N° DE VOGAIS
N° DE CONSO
ANTES
TOTAL DE LETRAS
COZINHA




PERNA




VIDRO




NARIZ




OLHO




CHOCOLATE






5) CIRCULE E COPIE AS PALAVRAS FAZENDO UMA LISTA QUE COMEÇA COM A LETRA " P ".







A raposa e as Uvas

Uma raposa passou por baixo de uma parreira carregada de uvas. Ficou logo com muita vontade de apanhar as uvas para comer.
Deu muitos saltos, tentou subir na parreira, mas não conseguiu.
Depois de muito tentar foi-se embora, dizendo:
- Eu nem estou ligando para as uvas. Elas estão verdes mesmo...

                                     Ruth Rocha. Fábulas de Esopo, São Paulo, FTD,1992.



1- No texto acima, a expressão grifada SE substituiu:

a) a raposa
b) as uvas
c) a parreira
d) Ruth Rocha



2- Quem é a autora do texto?

a) A raposa
b) São Paulo
c) FTD
d) Ruth Rocha


Venha logo me visitar. Você vai ver que lindas praias temos no litoral de São Paulo.



3- De onde foi copiada esta frase?

a) anúncio
b) carta
c) jornal
d) livro



Naquela tarde, que estava chuvosa, saí com um vestido, que era vermelho, para visitar meu amigo, que estava resfriado. Na praça, que fica perto do cinema, encontrei minha tia, que ficou contente de me ver.


4- A que se refere a palavra que sublinhada no texto?

a) amigo resfriado
b) tarde chuvosa
c) tia contente
d) vestido vermelho


Querido Marcelo,

Parabéns por estar estudando mais. As suas notas até já melhoraram! Gostaria que, agora, você aumentasse um pouco o tamanho da sua letra. Ás vezes, fica difícil ler o que escreve de tão pequeno.

Um beijo da Professora Tereza


5- A palavra difícil no texto, tem o mesmo sentido que:

a) perigoso
b) improvável
c) complicado
d) desfavorável

Lúcia saiu de casa toda prosa, com seus sapatos novos. Estava se sentido uma princesa, com aqueles sapatinhos brancos! De repente... BRUM! Um trovão e, logo, logo, a maior chuva! “Meus sapatos!” Pensou ela, apavorada. Mas teve uma idéia: tirou os sapatos, escondeu-os embaixo do braço e seguiu seu caminho, descalça, brincando nas poças d’água.


6- Que solução Lúcia encontrou?

a) Esconder-se da chuva
b) Esperar a chuva passar
c) Limpar os sapatos novos
d) Tirar os sapatos novos



Valmir estava lendo uma revista e encontrou uma palavra que não conhecia.



7- Onde ele foi procurar o significado?

a) Atlas
b) Dicionário
c) Enciclopédia
d) Lista telefônica



Carmem pôs a sopa no prato de Carlinhos e ele reclamou:
- Sopa de novo? Esta casa parece um hospital...


8- O que Carlinhos quis dizer?

a) Ele não gosta de hospital
b) O prato está muito cheio
c) Sopa é comida de doente
d) Ninguém gosta de sopa.


Se eu fosse tomate

Se eu fosse um tomate ia ser duro, porque, sinceramente odeio tomate.
A pior coisa da vida, pior que chuva nas férias, nota baixa ou ser pego em flagrante, e a gente não gostar da gente mesmo.


9- Para o menino, qual é a pior coisa da vida:

a) nota baixa
b) não gostar da gente mesmo
c) ser pego em flagrante
d) chuva nas férias



Numa viagem de carro de São Paulo a Brasília, a gente atravessa os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, até chegar ao Distrito Federal. Pode-se passar umas horas divertidas em Araxá, Minas Gerais, que tem um balneário muito interessante. Em Ribeirão Preto, São Paulo, vale a pena conhecer o Parque da Cidade. A cidade de Cristalina, em Goiás, tem pedras semi-preciosas de todas as cores.



10- Onde fica o Parque da Cidade?

a) Distrito Federal
b) Goiás
c) Minas Gerais
d) São Paulo.





Muita gente acredita que faz mal comer manga com leite. Há muito tempo essa crença passa de pais para filhos. Mas o médicos afirmam que não há problema, pois essa mistura nunca faz mal.



11- Qual a opinião dos médicos?

a) Essa mistura nunca faz mal.
b) Há tempo as pessoas pensam assim.
c) Manga com leite faz mal.
d) Muita gente acredita que faz mal.



O Trem de Ferro

O dono da fazenda estava na rede na varanda de casa, quando veio um carro buzinando, calmamente ele foi abrir o portão e desceram os engenheiros.
- Viemos informar que a nova ferrovia vai passar dentro de sua fazenda. Disse um dos engenheiros.
- Ferr... o que, moço?
- Ferrovia... o trem de ferro!- Repetiu o engenheiro.
- O senhor ta dizendo que o trem vai passar aqui dentro da minha fazenda?
- Exatamente.
Então, calmamente o fazendeiro disse:
- Olha aqui moço. Se o trem quiser vir, pode vir. Mas se ta achando que, todo dia, eu vou abrir a porteira pra ele passar , ta muito enganado.

                                       Ziraldo, anedotinhas do Bicho da Maça São Paulo:Melhoramentos.



12 – Os engenheiros chegaram à fazenda para informar ao dono que:

a) Eles eram os novos donos da fazenda
b) O trem de ferro passaria dentro da fazenda dele
c) Ele precisaria abrir a porteira todos os dias
d) A ferrovia queria comprar sua fazenda



13 – Quem é Ziraldo?

a) O dono da fazenda
b) O engenheiro
c) O autor do texto
d) O dono da ferrovia



 Joãozinho se queixou à mãe:


- Mãe, tem um percevejo na parede.
- Cale a boca, João. E não é percevejo. É prego.
- Mãe, tem um percevejo na parede.
- Não amole. Já disse que é um prego.
- Mãe... tem um prego andando na parede.

14 – A anedota poderia fazer parte de um livro que tivesse como objetivo:

a) Oferecer ao leitor textos curtos e divertidos
b) Explicar como é possível um prego andar na parede
c) Informar sobre fatos que aconteceram de verdade
d) incentivar a coleção de pregos



O urubu chegou para o sapo e disse:
- Vai ter festa no céu.
O sapo abriu o bocão e falou:
- Oooooooooooooobaaaa!!!!!

15 – O que indica as exclamações?

a) Alegria
b) susto
c) Dúvida
d) Tristeza



São Paulo, 10 de junho de 1997.

Elisa

Estamos morrendo de saudades de você. Justo agora que você se mudou pra tão longe, o pessoal da rua inventou uma que você ia gostar.
Sabe o Jorginho, A mãe dele deixou a gente brincar no porão da casa dele.
Pena que você não está aqui! Quem sabe a sua mãe traz você no sábado. Você podia dormir em casa. De Itaquera até aqui é longe mas acho que dá. Vocês vêm de ônibus, não é? Faz uma força.
Dá uma resposta pra gente. Todo mundo ta mandando um beijão pra você.

Antonia


16- Esse texto é:

a) um anúncio
b) uma propaganda
c) uma carta
d) uma história



As faixas de segurança para pedestre são pintadas no asfalto e indicam por onde as pessoas devem atravessar a rua. Os motoristas devem parar o carro antes das faixas.

17- No texto acima, a palavra pedestre quer dizer:

a) Pessoas que dirigem carro
b) Pessoas que andam pela rua a pé
c) Pessoas descalças
d) Pessoas que pintam faixas de segurança.

 

 

 

 Interpretação

http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/Texto-4%C2%BA.htm

Selecciona a resposta correcta de cada questão.

Tenho uma janela que dá para o mar

Tenho uma janela
que dá para o mar
barcos a sair
barcos a entrar
tenho uma janela
que dá para o mar
sonhos a partir
sonhos a chegar
tenho uma janela
que dá para o mar (...)
tenho uma janela
que seria bela
seria mais bela
que qualquer janela
janela fosse ela
de Lua ou de estrela
ou qualquer janela
de qualquer escola
se não fosse aquele
pescador já velho
a pedir esmola
barcos a sair
barcos a entrar
chego-me à janela
e não vejo o mar.


Mário Crispim
Colóquio

1 / 5
  1. Da janela que dá para o mar vêem-se:
    1.   muitas flores
    2.   barcos a partir
    3.   as montanhas




www.atividadeseducativas.com.br
Forca

Escolha e clique em uma das letras da árvore para saber se ela faz parte ou não da palavra secreta. ...
www.atividadeseducativas.com.br
Soletrando

  Jogo soletrando do programa de TV Caldeirão do Huck.
www.atividadeseducativas.com.br
Alphattack

Consegue salvar o planeta das bombas alfa? Vença a ameaça antes que as suas cidades sejam destrudas!...
www.atividadeseducativas.com.br
Memória de palavras

Observa as palavras por 20 segundos e após tente lembrar das mesmas clicando nas imagens.
www.atividadeseducativas.com.br
Forca

  Mostre sua inteligência vencendo este jogo da forca.
www.atividadeseducativas.com.br
Caça-palavras

Encontre a palavra que o Sherlock perdeu.
www.atividadeseducativas.com.br
Letroca

O objetivo do jogo usar as letras disponíveis para formar palavras.
www.atividadeseducativas.com.br
Jogo da forca

Descubra a palavra secreta.
www.atividadeseducativas.com.br
Caça-Palavras

Encontre as palavras escondidas. Clique em iniciar e após clique na primeira letra da palavra e arra...
www.atividadeseducativas.com.br
Troca-Letras

Clique nas letras para trocá-las de lugar e forme a palavras antes delas chegarem no final da tela.
www.atividadeseducativas.com.br
Digitação

Tente digitar o maior número possível de letras, mas atenção, exitem maiúsculas e minúsculas.
www.atividadeseducativas.com.br
Complete a palavra

Enquanto a palavra desce pela tela, digite a letra que está faltando.
www.atividadeseducativas.com.br
Caça-Palavras

  Escolha um tema (Alimentos do mal, Xingamentos, Brincadeiras, Manobras do Skate e Tipos de nado) e
www.atividadeseducativas.com.br
Forca

Adivinhe a palavra oculta. Com dois níveis: Dicas e sem dicas.
www.atividadeseducativas.com.br
Ditado: Família do ão

Clique para ouvir a palavra e após digite-a corretamente.
www.atividadeseducativas.com.br
A palavra é...: Hortelão

Será que você sabe o significado correto da palavra.




www.atividadeseducativas.com.br
A palavra é...: Arborícola

Será que você sabe o significado correto da palavra.
www.atividadeseducativas.com.br
A palavra é...: Istmo

Será que você sabe o significado correto da palavra.
www.atividadeseducativas.com.br
A palavra é...: Cafuzo

Será que você sabe o significado correto da palavra.
www.atividadeseducativas.com.br
Chuva de letras

Com o balde, peque as letras que estão caindo para formar a palavra do objeto que está no quadrado.
www.atividadeseducativas.com.br
Ligar Letras do Alfabeto

Ligue as letras do alfabeto e descubra a imagem oculta.
www.atividadeseducativas.com.br
Desembaralhar a palavra

Fique ligado na dica e tente montar a palavra antes que ela chegue no final da tela.
www.atividadeseducativas.com.br
Opostos

Leia o texto e encontre o oposto solicitado.
www.atividadeseducativas.com.br
Caça-palavras

Encontre as palavras ocultas (papai e feliz).
www.atividadeseducativas.com.br
CDE comic maker

Arraste os objetos para o cenário, clique nos balões e digite a sua história.
www.atividadeseducativas.com.br
Adivinhas

Leia a adivinha e depois clique nas letras para responder. Se acertar aparecer a seta de Continuar, ...
www.atividadeseducativas.com.br
Forca do Rei

Descubra a palavra oculta
www.atividadeseducativas.com.br
Começando a escrever

O Coraçãozinho vai ajudar você a escrever direitinho. Será divertido!
www.atividadeseducativas.com.br
Sopa de Letras

Tradicional caça-palavras. Escolha um dos temas e divirta-se.
www.atividadeseducativas.com.br
Caça-Palavras

Diversos temas para se divertir
www.atividadeseducativas.com.br
Forca: 10 temas

Clique no botão dicionário, escolha um dos temas e descubra a palavra oculta.
www.atividadeseducativas.com.br
Caça-Palavras Bíblico

Caça Palaras sobre os Discípulos de Jesus, Provérbios cap. 3 e cap. 6.
www.atividadeseducativas.com.br
A Centopéia Que Sonhava

Interpretando Artisticamente o livro A Centopéia que Pensava de Herbert de Souza (Betinho) no...
www.atividadeseducativas.com.br
Ordem do Alfabeto

Clique nas letras do alfabeto, começando do A indo até o Z.
www.atividadeseducativas.com.br
ABC

Escolha a fase e digite as letras ou palavra que surgir. Você pode digitar no teclado ou clicar nas ...
www.atividadeseducativas.com.br
Figura nome

  Arraste os nomes dos objetos para as imagens correspondentes.
www.atividadeseducativas.com.br
Figura letras

Forme o nome dos objetos arrastando letra por letra.
www.atividadeseducativas.com.br
Associação

Arraste o objeto até o seu nome correspondente.
www.atividadeseducativas.com.br
ABCdário

  Escolha um dos níveis disponíveis e depois clique na imagem cujo nome inicia com a letra indicada.
www.atividadeseducativas.com.br
Roda a Roda

  Quanto será que você é capaz de ganhar jogando o jogo Roda a Roda do programa de TV Silvio Santos.
www.atividadeseducativas.com.br
Números por extenso até 1000

Escreva o valor por extenso no número que surge na tela.
www.atividadeseducativas.com.br
Número por extenso até 10

Excreva por extenso o valor do número que surge na tela.
www.atividadeseducativas.com.br
Somando e escrevendo

Escrever por extenso o resultado da operação.
www.atividadeseducativas.com.br
Números por extenso até 20

Escreva o valor por extenso do número que aparece na tela.
www.atividadeseducativas.com.br
O que sumiu I?

  Observe bem os valores na tela, clique em jogar e descubra qual sumiu.
www.atividadeseducativas.com.br
Nome dos Animais I

Arraste cada nome para o seu respectivo animal. Clique no mesmo para ouvir seu som característico.
www.atividadeseducativas.com.br
Novo Soletrando

  Jogue essa versão demonstrativa do novo jogo Soletrando do Caldeirão do Hulk.
www.atividadeseducativas.com.br
Bingo do Corpo Humano

Um facilitador 'lê' uma das palavras que estão na tela e o usuário deve clicar. O computador não ver...


www.atividadeseducativas.com.br
Memória ABC

Encontre as letras iguais.
www.atividadeseducativas.com.br
Nome dos Animais II

Identifique corretamente o nome dos animais. 3 fases.
www.atividadeseducativas.com.br
Nome dos Animais III

Complete o nome dos animais com as vogais disponíveis.
www.atividadeseducativas.com.br
Cruzadinha dos Veículos

Preencha essa cruzadinha com o nome correto de cada veículo.
www.atividadeseducativas.com.br
Cruzadinha dos animais

Complete essa cruzadina com o nome correto dos animais.
www.atividadeseducativas.com.br
Cruzadinha dos Alimentos

Preencha essa cruzadinha com o nome dos alimentos.
www.atividadeseducativas.com.br
Jogo das Vogais

  Acerte nas vogais, faça 1000 pontos e ganhe o jogo.
www.atividadeseducativas.com.br
Cores

Escreva o nome da cor apresentada na tela.
www.atividadeseducativas.com.br
Alfabeto

Ordene corretamente o alfabeto.
www.atividadeseducativas.com.br
Nome dos objetos/animais

Observe a imagem apresentada, use as setas cursoras para posicionar o disco voador sobre a palavra q...
www.atividadeseducativas.com.br
Dicionário Animal

Mini-mini dicionário animal.
www.atividadeseducativas.com.br
Tiro Certo

Leia a palavra e clique no objeto.
www.atividadeseducativas.com.br
Poema do Nada

Leia o poema e faça os exercícios.
www.atividadeseducativas.com.br
Ortografia S e Z

Exercícios com S e Z.
www.atividadeseducativas.com.br
Ortografia R e RR

Atividades com R e RR.
www.atividadeseducativas.com.br
Substantivos Coletivos

  O micro mostra uma palavra e você d




www.atividadeseducativas.com.br
Ortografia M e N

Atividades com M e N.
www.atividadeseducativas.com.br
Encontros Consonantais e Dígrafos

Exercícios sobre Encontros consonantais e dígrafos.
www.atividadeseducativas.com.br
Sinônimos & Antônimos

Atividades envolvendo sinônimos e antônimos.
www.atividadeseducativas.com.br
Ordem Alfabética

Coloque as letras em ordem alfabética, clicando e arrastando para a possição correta.
www.atividadeseducativas.com.br
Coletivos

Veja se você é bom em Português realizando essa atividade.
www.atividadeseducativas.com.br
Quem sumiu II?

  Observe as palavras, clique em jogar e depois descubra qual a que sumiu.
www.atividadeseducativas.com.br
Quem sumiu III?

  Observe as imagens, clique em jogar e descubra qual a que sumiu.
www.atividadeseducativas.com.br
Bingo das letras

  Um facilitador 'lê' uma das letras que está na tela e o usuário deve clicar sobre ela. O computador ...
www.atividadeseducativas.com.br
Que letra completa a palavra?

  Observe a imagem, veja a palavra e clique na letra que completa a mesma.
www.atividadeseducativas.com.br
Ortografia S e SS

Atividade com S e SS.
www.atividadeseducativas.com.br
Ortografia R e RR - II

Atividade com R e RR.
www.atividadeseducativas.com.br
Alfabeto

  Conheça o alfabeto e depois mostre que aprendeu direitinho no jogo do alfabeto.
www.atividadeseducativas.com.br
Caça-Palavras de alimentos

Escolha um dos temas disponíveis e divirta-se caçando palavras.
www.atividadeseducativas.com.br
Coletivos II

Mostre que você é fera em coletivos completando essa atividade.
www.atividadeseducativas.com.br
Brincando com Memória

Encontre a imagem com a palavra correspondente.
www.atividadeseducativas.com.br
Nome dos brinquedos

O computador escreve o nome de um brinquedo, cabe a você arrastá-lo até o retângulo.
www.atividadeseducativas.com.br
Pintar brinquedos

  Divirta-se pintando os brinquedos e o nome dos mesmos.
www.atividadeseducativas.com.br
Nome dos alimentos

Monte o nome do alimento mostrado clicando nas sílabas corretas.
www.atividadeseducativas.com.br
Nome dos alimentos II

Digite o nome do alimento que está na tela.
www.atividadeseducativas.com.br
De onde vem o livro?

  Agora Kika quer saber de onde vem o Livro. Autor: TV Escola - MEC
Série da TV Escola composta...
www.atividadeseducativas.com.br
Sopa de letras

Escolha uma família de palavras (animais domésticos, selvagens, cidades de Portugual, nome de pessoa...
www.atividadeseducativas.com.br
Atividades educativas

Classifique os animais, identifique a geografia, ciclos da água, coletivo e formas geométricas.
www.atividadeseducativas.com.br
Ordenar a frase - 2ª série

Colocado em ordem as palavras de modo a formar uma frase.
www.atividadeseducativas.com.br
Ortografia - 2ª série

Exercícios de multiplas escolhas
www.atividadeseducativas.com.br
Frase composta - Subordinação

Você já está bom em Português? Então arraste as opções da direita e forme pares lógicos.
www.atividadeseducativas.com.br
Orações coordenadas

Arraste as palavras da direita e forme pares lógicos.
www.atividadeseducativas.com.br
Leitura/Escrita - LH

Complete o texto com LH.
www.atividadeseducativas.com.br
Língua Portuguesa


www.atividadeseducativas.com.br
Gratidão Pelos Pais

Será que o Dourado dá valor a tudo que seus pais fazem por ele???
www.atividadeseducativas.com.br
Campanha do Obrigado

  Descubra como essa turminha vai mudar a sua vida!!!
www.atividadeseducativas.com.br
Uma Professora Inesquecível

  Uma emocionante história sobre a missão do Professor!
www.atividadeseducativas.com.br
Amigos de Estimação

Aprenda com a Abelhuda como cuidar do seu amiguinho de estimação!
www.atividadeseducativas.com.br
A Salada

Caranga vai comer salada pela primeira vez!!! Será que ele vai gostar???
www.atividadeseducativas.com.br
Deixe o Barro Secar

A paciência nos ajuda a refletir.
www.atividadeseducativas.com.br
Forca animal

Descubra qual o nome do animal oculto.
www.atividadeseducativas.com.br
Cruzadinha de Plurais

Como será que se escreve Capitão no plural?
www.atividadeseducativas.com.br
Mal ou Mau

Será que é mau ou mal?
www.atividadeseducativas.com.br
Alfaberização Acelerada - Alfacel

Conheça o alfabeto (Aprendendo letras e números).
www.atividadeseducativas.com.br
O barquinho

Conheça a história de Toninho e seu barquinho.
www.atividadeseducativas.com.br
Jogo das palavras

Acerte a letra que falta na palavra.
www.atividadeseducativas.com.br
Alfabeto dos animais

Digite a primeira letra do nome do animal.
www.atividadeseducativas.com.br
Ordenar o alfabeto powerpoint

Será que você consegue ordenar corretamente o alfabeto?
www.atividadeseducativas.com.br
Língua do Velho Oeste (Chapecó/SC e Região)

Conheça um pouco da língua caipira falada na Oeste de SC.
www.atividadeseducativas.com.br
Jogo das letras

  Veja a letra da vez e descubra qual das imagens abaixo começa com a mesma letra. Quando você adivinh...
www.atividadeseducativas.com.br
Abrindo janelas

Conheça algumas palavras.
www.atividadeseducativas.com.br
Torto

Você é bom em português? Então resolva essa atividade, para isso observe a dica, clique nas letras (...
www.atividadeseducativas.com.br
Palavra cruzada

  Encontre, com o Tereko, as palavras que se perderam na floresta do Animados Zoo.
www.atividadeseducativas.com.br
Brincar com as letras

Arraste as letras para a posição correta para formar a palavra






http://www.slideboom.com/presentations/440378/A-coruja-e-a-%C3%A1guia---Interpreta%C3%A7%C3%A3o-de-texto-e-exerc%C3%ADcios
Ler mais: http://edinanarede.webnode.com.br/products/a-coruja-e-a-aguia/
Crie o seu website grátis: http://www.webnode.com.pt


http://www.slideboom.com/presentations/440378/A-coruja-e-a-%C3%A1guia---Interpreta%C3%A7%C3%A3o-de-texto-e-exerc%C3%ADcios





 
La Casa - Exercícios Espanhol


Brincando com as Letras Salada de Frutas
Ortografia - Letra "Ç" (cedilha) Exercício - Letra "Ç" (cedilha)
Ortografia – Letra “X” Exercício – Letra “X”
Ortografia – Letra “S” Exercício – Letra “S”
Ortografia – Letra “SS” Exercício – Letra “SS”
Exercício – Letra “SC”
Ortografia – Letra “Z” Exercício – Letra “Z”
Com a letra “L”


ATIVIDADES ONLINE EM QUE OS ALUNOS APRENDEM DE FORMA LÚDICA E INTERATIVA




Blog das atividades com alunos de C30 2011

Faz de conta - excelentes jogos para I e II Ciclo, contextualizados em obras da literatura infanto-juvenil Sala de leitura com Ziraldo - O menino maluquinho e outros textos para adultos e adolescentes


Atividades de leitura - Fábulas, contos clássicos, e-books lindos e muito mais no site  Escolovar de Portugal
Game da Reforma Ortográfica -  da FMU, em parceria com a Retoque Comunicação e o LivroClip
Jogo Quiz da Reforma Ortográfica  - 50 palavras muito usadas  que mudaram


Ciberdúvidas da L. Portuguesa - permite fazer perguntas, ver erros frequentes e outras questões atuais da Língua Portuguesa


Conjugador de verbos - Uma base de verbos conjugados da língua portuguesa que possui aproximadamente 280.000 registros distintos.
Escola Kids - para estudar desde as características da carta, da crônica, da fábula, da narrativa, à interpretação de texto, até as questões de gramática UOL educação - clicando na disciplina Português você pode estudar grande variedade de assuntos, organizados em ordem alfabética. Escolha a letra!

Aprenda a usar a vírgula em 4 regras
- no www.portuguêsfácil.net


Escola virtual - no sítio dos miúdos em Portugal


Mário Quintana - site oficial com tudo sobre o autor, incluindo vídeos e áudio


Atividades diversas para I e II Ciclo - teste seus conhecimentos em L. Portuguesa


Atividades educativas: Português - mais de 280 atividades! Escolha conforme seu adiantament


Teste seus conhecimentos em ortografia - descubra o que já sabe eo que ainda não sabe e aprenda com as explicações neste guia sobre a nova ortografia


Jogo dos sinônimos - atividade desenvolvida no software PowerPoint


Jogo da forca - no Iguinho - Forca do SBC - Forca com temas  - 32 temas para você escolher


Oito caça-palavras -  com a grafia da reforma ortográfica


Jogo da forca e letras embaralhadas  - no portal bab.la


Emprego de J ou G - atividades desenvolvidas no software HotPotatoes
Use X ou CH nas palavras - atividade desenvolvida no software PowerPoint


Letroca  - Veja quantas palavras você consegue formar! Você pode optar em jogar com ou sem tempo determinado


Use M ou N nas palavras - atividades desenvolvidas no software HotPotatoes


Usando a letra C e Ç - 01 - 02 - 03


Ótimos atividades para II e III Ciclo - desenvolvidas no software HotPotatoes por professores portugueses e aplicáveis também aos brasileiros


Desafio lógicos 1 - boas atividades para desenvolver e aperfeiçoar a Lógica, a Atenção, a Organização, a Dedução, deixando o raciocínio mais ágil.


Atividades educativas: alfabetização - mais de 300 atividades! Escolha conforme seu adiantamento


Cérebro melhor - jogos que ajudam a melhorar a capacxidade de memória, atenção, linguagem,  raciocínio lógico e visão espacial.


Escrita de palavras conforme a letra inicial - Alfabetização


Escolinha no Duende - clique em Entrar > Escolinha > Escolinha > Aprendendo as Letras


Atividades para I Ciclo - atividades desenvolvidas no software HotPotatoes


Um jogo só de palavras com X - no site Redescola


Escreve a letra inicial - atividade desenvolvida no software PowerPoint


Ortografia: SS/Ç,  Z/S,  X/CH - desenvolvida no software Movie Maker


Jogo Ler é preciso - do Livro Clip no Banco Internacional de objetos educacionais


Cruzadinha de palavras com CH - desenvolvida no software HotPotatoes


ATIVIDADES ONLINE EM QUE OS ALUNOS APRENDEM DE FORMA LÚDICA E INTERATIVA


Faz de conta - excelentes jogos para I e II Ciclo, contextualizados em obras da literatura infanto-juvenil
Sala de leitura com Ziraldo - O menino maluquinho e outros textos para adultos e adolescentes

Atividades de leitura - Fábulas, contos clássicos, e-books lindos e muito mais no site  Escolovar de Portugal




Game da Reforma Ortográfica -  da FMU, em parceria com a Retoque Comunicação e o LivroClip
Jogo Quiz da Reforma Ortográfica  - 50 palavras muito usadas  que mudaram

Ciberdúvidas da L. Portuguesa - permite fazer perguntas, ver erros frequentes e outras questões atuais da Língua Portuguesa

Conjugador de verbos - Uma base de verbos conjugados da língua portuguesa que possui aproximadamente 280.000 registros distintos.
Escola Kids - para estudar desde as características da carta, da crônica, da fábula, da narrativa, à interpretação de texto, até as questões de gramáticaUOL educação - clicando na disciplina Português você pode estudar grande variedade de assuntos, organizados em ordem alfabética. Escolha a letra!

Aprenda a usar a vírgula em 4 regras
- no www.portuguêsfácil.net

Escola virtual - no sítio dos miúdos em Portugal

Mário Quintana - site oficial com tudo sobre o autor, incluindo vídeos e áudio

Atividades diversas para I e II Ciclo - teste seus conhecimentos em L. Portuguesa

Atividades educativas: Português - mais de 280 atividades! Escolha conforme seu adiantament

Teste seus conhecimentos em ortografia - descubra o que já sabe eo que ainda não sabe e aprenda com as explicações neste guia sobre a nova ortografia

Jogo dos sinônimos - atividade desenvolvida no software PowerPoint

Jogo da forca - no Iguinho - Forca do SBC - Forca com temas  - 32 temas para você escolher

Oito caça-palavras -  com a grafia da reforma ortográfica

Jogo da forca e letras embaralhadas  - no portal bab.la

Emprego de J ou G - atividades desenvolvidas no software HotPotatoes
Use X ou CH nas palavras - atividade desenvolvida no software PowerPoint

Letroca  - Veja quantas palavras você consegue formar! Você pode optar em jogar com ou sem tempo determinado

Use M ou N nas palavras - atividades desenvolvidas no software HotPotatoes

Usando a letra C e Ç - 01 - 02 - 03

Ótimos atividades para II e III Ciclo - desenvolvidas no software HotPotatoes por professores portugueses e aplicáveis também aos brasileiros

Desafio lógicos 1 - boas atividades para desenvolver e aperfeiçoar a Lógica, a Atenção, a Organização, a Dedução, deixando o raciocínio mais ágil.

Atividades educativas: alfabetização - mais de 300 atividades! Escolha conforme seu adiantamento

Cérebro melhor - jogos que ajudam a melhorar a capacxidade de memória, atenção, linguagem,  raciocínio lógico e visão espacial.

Escrita de palavras conforme a letra inicial - Alfabetização

Escolinha no Duende - clique em Entrar > Escolinha > Escolinha > Aprendendo as Letras

Atividades para I Ciclo - atividades desenvolvidas no software HotPotatoes

Um jogo só de palavras com X - no site Redescola

Escreve a letra inicial - atividade desenvolvida no software PowerPoint

Ortografia: SS/Ç,  Z/S,  X/CH - desenvolvida no software Movie Maker

Jogo Ler é preciso - do Livro Clip no Banco Internacional de objetos educacionais




SINAIS DE PONTUAÇÃO






















 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ACORDO ORTOGRÁFICO

 Além da abolição do trema, regras de acentuação e hífen também sofrerão mudanças com o Acordo Ortográfico.

E para trabalhar estas alterações de modo prático e lúdico com a garotada, algumas atividades, além de manual resumido da nova ortografia.

Objetivos:
Conhecer as modificações da língua portuguesa para utilizá-las com segurança.

Tema abordado:
Acordo Ortográfico

Áreas de Conhecimento:
Língua Portuguesa





































Clique na imagem para ampliar


Fonte: Revista do Professor Sassá n. 17

“Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR.”
(Salmos 27.14)


http://home/publica/Apresenta%C3%A7%C3%B5es

 

 

 

































 

Samba enredo e literatura infantil

A escola Imperatriz Leopoldinense homenageou no seu samba enredo de 2005 dois ilustres escritores de literatura infantil: Hans Christian Andersen e Monteiro Lobato. A letra do samba pode ser o ponto de partida para um grande projeto de leitura:

1) Depois de ouvir, cantar e dançar o samba enredo, ler a letra da música e identificar as referências que ele faz aos dois autores e suas histórias.

2) Buscar na Biblioteca ou na internet as histórias citadas. Organizar diferentes atividades com elas: contação, dramatização, interpretação, etc.

3) Criar um painel com cartazes de cada história, fazendo uma composição alegre como o carnaval. Pode ser feita em grupos, onde cada um faz o cartaz de uma história do samba enredo.





A turma do sítio apronta
A imperatriz faz de conta
Emília cantando assim:
Vem viajar nessa história
É só dizer pirlimpimpim

Era uma vez...
E um sorriso de criança faz agente acreditar...
Era uma vez...
Em um mundo encantado, se prepare pra sonhar...
Contos de fadas, rainhas e reis...
Roupas que o povo não pode enxergar
Os sapatinhos dançando sozinhos
Um rouxinol a cantar
Sereia menina, a bailarina...
Universo criado por um sonhador
E o menino venceu a pobreza
E fez da arte a linda princesa
Com quem viveu grande amor

Pega a viola o repentista
Conta em versos que o grande artista
Da Dinamarca voou, foi além
Como um cisne altaneiro
Hans Christian Andersen

Foi Monteiro Lobato
Um mestre de fato da literatura infantil
Histórias escritas com arte
E de todas as partes contou no Brasil
O sítio não tem fronteiras
Abrindo as porteiras pra imaginação
Dona Benta recebe encantado
O povo dos contos de fadas
Numa delirante confusão









::PARA SABER MAIS ACESSE::


1) Homepage da escola de samba Imperatriz Leopoldinense



2) Letra, música e vídeo



3) Artigo: literatura infantil no carnaval do Rio

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012


Atividade para o Carnaval - Parte 1

Assistindo ao episódio 41 da série Livros Animados do Canal Futura conheci essa bela história: OS IBEJIS E O CARNAVAL.

Os gêmeos Neinho e Lalá, com personalidades muito diferentes, abrem espaço para o debate em sala de aula sobre nossas memórias e tradições orais, além do respeito com nossos antepassados e organização familiar. O enredo guiado pela curiosidade das crianças trata do CARNAVAL, apresentando diversos aspectos dessa tradicional festa da cultura brasileira. Leia alguns trechos:



Carnaval é a festa do povo! É quando as escolas contam suas histórias e mostram o valor da nossa gente”, diz a menina Lalá; enquanto pela voz de Neinho o pequeno leitor passa a conhecer a diversidade da festa: “carnaval não é só escola de samba, tem os blocos afro da Bahia, blocos de embalo aqui do Rio de Janeiro e até os afoxés”.



"Vocês sabem que a dança do mestre-sala e da porta-bandeira é a dança da reza? (...) a bandeira que a porta-bandeira carrega representa os antepassados do grupo, os ancestrais ilustres da comunidade. Quando ela dança e agita a bandeira, movimenta o ar, passando toda a energia dos fundadores da escola para as pessoas que estão assistindo".

A partir da leitura é possível realizar diversas atividades:



1) BRINCADEIRA DO ESPELHO: Explorar a noção gêmeos (Ibejis). Fazer brincadeiras de um seguir o outro, repetindo o mesmo gesto seja, entre pessoas, seja entre dedos da mão. Ou uma situação onde um sugere o gesto, careta, que os participantes tem que fazer igualzinho ou, para variar, diferente.



2) CANTAR E DANÇAR: Explorar os instrumentos afro-brasileiros citados na história. O glossário contido na obra oferece um amplo material. Todos, relativamente, fáceis de serem tocados para tudo acabar em samba. Ou uma aula de adivinhar o nome dos instrumentos.



3) FAZENDO ARTE: Explorar a noção de Bandeira de escola de samba que resgata a memória e o valor da comunidade. Pode dividir em dois grupos cada qual construindo, plasticamente, a sua. Tem uma brincadeira que chama Rouba Bandeira onde cada grupo terá que proteger a sua.



IMPORTANTE: A figura do mestre-sala / porta-bandeira revela ao leitor(a) que o aspecto profano do carnaval possui uma dimensão sagrada.



4) PASSEANDO: Visitar uma escola de samba e conhecer um mestre-sala e uma porta bandeira - mesmo que seja virtualmente!




::PARA SABER MAIS::




Se quiser acessar os vídeos online da série Livros Animados visite:





Atividade para o Carnaval - Parte 2


Nada melhor do que comemorar esses dias de folia com literatura infantil! O livro A Escola do Cachorro Sambista, de Felipe Ferreira, apresenta o simpático cachorro Sambista que mora na quadra da Escola de Samba Unidos do Batuque e conta o dia a dia da sua escola cujo enredo é "A história de Dona Baratinha". Sensasional! A história conduz o leitor na descoberta de como funciona uma escola de samba: desde a definição do tema para o desfile de Carnaval até o dia de mostrá-lo na avenida. O autor mistura ficção e fatos históricos sobre a história do samba no Brasil e os grandes atores, recuperando o valor cultural do samba brasileiro que acaba esquecido diante de tanta mídia, não é?

::ALGUMAS IDEIAS::


1) LINGUAGEM: comparar as diversas linguagens apresentadas no texto: narrativa e informativa. Fazer cópias do livro para, em grupos, recortar os diferentes trechos e destacar com canetas coloridas as principais diferenças. Fazer um painel na sala de aula depois de cada grupo apresentar as conclusões oralmente.


2) CONTAÇÃO: resgatar a história da Dona Baratinha, enredo da escola de samba. Há muitas sugestões de atividades na rede sobre essa história, clique aqui.


3) VOCABULÁRIO: explorar as palavras características do Carnaval, compreendendo o sentido cultural dessa festa popular. Dá para fazer um mini-dicionário ilustrado da turma: cada um/dupla faz uma página.


4) HISTÓRIA: resgatar fatos que marcaram as mudanças nos desfiles das escolas de samba. Comparar com a história do Carnaval da sua cidade: como é o carnaval aqui? Você participa de alguma escola de samba?


5) MÚSICA: fazer uma enquete sobre os sambas preferidos da turma: sambas-enredo, marchinhas, etc. Depois de cantar e dançar, construir um gráfico com essas informações.


6) SAMBA-ENREDO: criar uma paródia ou samba-enredo a partir de outro conto famoso e de interesse da turma, por exemplo, Chapeuzinho Vermelho.


::PARA SABER MAIS::



Atividade para o Carnaval - Parte 3

Adoro as histórias da Lúcia Fidalgo - já tive o prazer de conhecê-la junto dos meus alunos na Feira do Livro. E garanto que ela é uma ótima companhia para esse Carnaval com a história É COM ESSA QUE EU VOU.

O livro conta a história de uma menina cheia de vontade que quer ganhar um concurso de fantasias no Carnaval. Cansada de usar sempre a fantasia que a mãe escolhe ela surpreende a todos e decidi fazer as coisas do seu jeito! QUAL SERÁ A FANTASIA DELA??? Eu já sei qual é... alguém mais tem um palpite por aí???

::SUGESTÕES DE ATIVIDADES::

1) ENQUETE: qual será a fantasia da menina na história? Façam suas apostas e uma lista de palavras - quem sabe em ordem alfabética.

2) BAILE DE FANTASIAS: as crianças podem ir fantasiadas até a escola OU criar suas fantasias com retalhos de papel colorido, tecidos, TNT, etc. Aproveite para listar as fantasias das crianças. Clique aqui para ver algumas ideias de fantasias.

3) BAILE DE MÁSCARAS: também dá para criar máscaras super criativas a partir dos personagens preferidos da turminha, por exemplo, para brincar no Carnaval. E com pratinhos de papelão (aqueles de festa infantil). Ah! E colares e pulseiras com sucatas... Quer ideias de máscaras? Clique aqui.

4) HISTÓRIA DO CARNAVAL: no final do livro há um pequeno texto contando essa história numa linguagem bem acessível. Dá para ampliar a pesquisa na Biblioteca da Escola ou na Internet. Clique aqui para saber mais - é uma animação da Revista Veja.

5) MÚSICA: eu não queria contar aqui o final da história, mas vou deixar uma pista hehehe É para cantar e dançar viu? Quer acompanhar a letra? Aqui.






domingo, 1 de agosto de 2010


Atividade para o Dia dos Pais - Parte 1

Inspirada nesse post da Ivana lá no Alfabetizando com Mônica e Turma, eu pensei em algumas atividades para fazer com as crianças a partir dessas imagens:


1) Pintar os desenhos (meus alunos adoooram pintar).

2) Escolher a imagem preferida para confeccionar um cartão. Ou mini-cartazes para decorar a escola.

3) Criar frases (coletivas ou individuais) a partir das imagens.

4) Trabalhar com as palavras-chave e/ou criar listas de palavras: pai, amor, carinho, etc.

5) Confeccionar um jogo de memória (imprimindo as imagens duas vezes) para presentear os pais, estimulando a brincadeira em família.

OUTRAS IDEIAS:

>> http://bloguinfo.blogspot.com/2009/07/lembracinha-para-o-dia-dos-pais.html

>> http://bloguinfo.blogspot.com/2008/08/atividades-para-o-dia-dos-pais.html

>> http://bloguinfo.blogspot.com/2008/08/dia-dos-pais.html

E confira outras ideias que eu separei no GoogleReader:

quarta-feira, 23 de junho de 2010


Copa do Mundo 2010 - Futebol de Bichos

Como meus alunos do 1º ano ainda não entenderam bem a Copa do Mundo estamos trabalhando a partir das dúvidas e certezas deles. Um dos principais interesses das crianças é FUTEBOL. Nós já desenhamos um campo de futebol, jogamos na aula de Educação Física, escrevemos sobre as suas regras e brincamos com futebol de botão.

Para complementar o trabalho trabalhamos com o livro FUTEBOL DE BICHOS, do escritor Rodnei Badra. Clique aqui para conhecer o livro.


Depois da leitura nós exploramos os personagens. Além de imitar cada um deles e dramatizar a história com os fantoches da profe Lilian, nós fizemos atividades com o nome dos animais enfatizando a letra inicial e o número de letras. Para fazer download da atividade, clique aqui.

Com os desenhos dos animais que pintamos na atividade anterior nós brincamos de classificar as imagens e montar os times do leão e do elefante. Cada aluno organizou seus times e montou seu campo.

Essa seleção de ferinhas é campeã!!!
Veja outras ideias para trabalhar com seus alunos aqui:

http://bloguinfo.blogspot.com/2010/06/atividades-para-copa-do-mundo-2010.html

http://bloguinfo.blogspot.com/2010/06/copa-do-mundo-2010-campeonato-de.html

sábado, 17 de abril de 2010


Atividades para o Dia do Livro

Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, data escolhida como homenagem ao grande escritor brasileiro Monteiro Lobato, resolvi organizar algumas atividades com os alunos, pois acho fundamental apresenta-lo às nossas crianças e incentivar a leitura de suas obras.

1º ano

>> Assistir à peça teatral* LIVRO COMESTÍVEL, adaptação de um trecho do livro A Reforma da Natureza, de Monteiro Lobato. Clique aqui para conhecer o livro. E clique aqui para ver outras obras de Lobato.

*[a encenação foi realizada pelas professoras da escola]

>> Confecção de um mini-livro com os trechos que os alunos mais gostaram. Eles vão copiar as frases construídas coletivamente e ilustrar.

>> Hora do Conto, com a bibliotecária da escola, com obras do autor.

>> Assistir a um episódio do Sítio do Pica Pau Amarelo. Ilustrar.

>> Confecção de fantoches de palitos dos personagens escolhidos pelas crianças. Fazer pequenas dramatizações com os fantoches estimulando a oralidade.

>> Fazer "livros comestíveis" com massa de pão doce junto dos alunos. Assar no forno da escola e comer na hora do lanche.

5º ano

>> Conversar sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo (descobrir o que os alunos já conhecem) e sobre seu autor: Monteiro Lobato. Ressaltar sua importância para a literatura infantil brasileira.

>> Falar sobre EMÍLIA. Perguntar: como pode uma boneca falar? Como isso aconteceu? Explorar as ideias dos alunos antes de mostrar as duas versões do dia em que a boneca Emília começou a falar: azzzzzzzzzzzzzzzzzziiiiiiiiii




>> Falar das características dessa boneca e ouvir/assistir o clipe da música EMILIA na versão de Baby Consuelo:



>> Escrever sua própria versão da PÍLULA FALANTE, inspirada ou não nas versões anteriores.

>> Assistir ao episódio da turma do Sítio do Pica Pau Amarelo NO REINO DAS ÁGUAS CLARAS, que conta, entre outras aventuras, o dia que a boneca Emília começou a falar.

>> Passar a limpo a versão da história A PÍLULA FALANTE, fazendo a auto-correção orientada pela professora e aproveitando para comparar a sua versão com a do filme - se quiserem podem fazer modificações, acrescentando ou trocando informações.

>> Hora da leitura, na biblioteca, exclusivamente do obras de Lobato.

>> Fazer uma atividade de leitura e interpretação do texto O LIVRO COMESTÍVEL. Para ler o texto na sua versão original basta fazer download do livro aqui.

Para baixar as atividades que eu a minha colega Márcia organizamos, clique aqui.


OUTRAS IDEIAS

Muitas outras pessoas postaram em seus blogs atividades bem legais que podem ser realizadas durante todo o ano, não apenas para comemorar essa data. Eu reuni algumas no Google Reader e compartilho aqui:


E tem também algumas ideias de 2008 aqui no blog: http://bloguinfo.blogspot.com/2008/04/atividades-para-o-dia-do-livro.html

O livro comestível


Monteiro Lobato
A maior parte das ideias da Rã eram desse tipo. Pareciam brincadeiras, e isso irritava Emília, que estava levando muito a sério o seu projeto de reforma do mundo. Emília sempre foi uma criaturinha muito séria e convencida. Não fazia nada de brincadeira.
- Parece incrível, Rã! - disse ela. - Chamei você para me ajudar com a ideia da reforma, mas até agora não saiu dessa cabecinha uma só coisa que preste!
- Isso não é verdade! A ideia das tetas com torneiras na vaca Mocha foi minha e você gostou muito.
- Só essa. Todas as outras eu tive que jogar no lixo. Vamos ver mais uma coisa. Que acha que devemos fazer para a reforma dos livros?
A Rãzinha pensou, pensou e não se lembrou de nada:
- Não sei! Parecem-me bem como estão.
- Pois eu tenho uma ideia muito boa - disse Emília. - Fazer um livro comestível.
- Que história é essa???
- Muito simples. Em vez de impressos em papel de madeira, que só é comestível para o caruncho, eu farei os livros impressos em um papel fabricado de trigo e muito bem temperado. A tinta será estudada pelos químicos - uma tinta que não faça mal para o estômago. O leitor vai lendo o livro e comendo as folhas; lê uma, rasga-a e come. Quando chega ao fim da leitura está almoçado ou jantado. Que tal?
A Rãzinha gostou tanto da ideia que até lambeu os beiços.
- Ótimo, Emília! Isto é mais que uma ideia-mãe. E cada capítulo do livro será feito com papel de um certo gosto. As primeiras páginas terão gosto de sopa; as seguintes terão gosto de salada, de assado, de arroz, de tutu de feijão com torresmos. As últimas serão as da sobremesa - gosto de manjar branco, de pudim de laranja, de doce de batata.
- E as folhas do índice - disse Emília - terão gosto de café - serão o cafezinho final do leitor. Dizem que o livro é o pão do espírito. Por que não ser também pão do corpo? As vantagens seriam imensas. Poderiam ser vendidos nas padarias e confeitarias, ou entregues de manhã pelas carrocinhas, juntamente com o pão e o leite.
- Sim - disse esta muito satisfeita com o entusiasmo da Rã. - Porque, afinal de contas, isso de fazer os livros só comíveis para o caruncho é bobagem, podemos fazê-los comíveis para nós também.
(Texto adaptado, retirado do livro A REFORMA DA NATUREZA)

domingo, 28 de fevereiro de 2010


A Raposa e as Uvas

Inspirada pelo tema da Festa da Uva e pela ideia da minha colega Lilian produzi alguns materiais para usar com meus alunos a partir da fábula A Raposa e as Uvas.

Fiz um vídeo com algumas imagens que encontrei na internet, no álbum do Picasa Educação Inteligente.



Também organizei duas apresentações de slides com diferentes versões da fábula:


Minha intenção é explorar diferentes versões da fábula. Pesquisando na internet encontrei 14 jeitos diferentes para contar a história. Para fazer downlaod do arquivo, clique aqui.

Também encontrei alguns sites interessantes:

>> Imagens da história para colorir
http://www.thecolor.com/Coloring/The-Fox-And-The-Grapes.aspx


>> Ideias de atividades
http://pl.atualeditora.com.br/navitacontent_/userFiles/File/Portugues_Linguagens/PL_Apoio_ao_prof/Interpretacao_de_textos/5serie/no_caminho_da_fantasia3.pdf

>> Mais atividades
http://piquiri.blogspot.com/2009/08/raposa-e-as-uvas.html

A Raposa e as Uvas - Atividades para o 5º ano


O objetivo é explorar diferentes versões da fábula A raposa e as uvas com os alunos do 5º ano - mas essas atividades podem ser adaptadas para diferentes níveis. Para isso, vou apresentar o material que publiquei nesse post.

Em grupos, os alunos deverão dramatizar a história, criando sua própria versão. A ideia é filmar o trabalho para assistir depois. Se conseguir a autorização dos pais, publico os vídeos aqui.

Depois de tudo isso, chegou a hora de sistematizar o conhecimento. Preparei atividades de interpretação a partir da versão da fábula traduzida pela Fernanda Lopes de Almeida, retirada daqui.

Para fazer download das atividades, clique aqui.

domingo, 29 de novembro de 2009


Incentivo a leitura

Para incentivar a leitura o Conselho do Livro da Nova Zelândia preparou uma animação onde as páginas de um livro ganham vida. Boa inspiração para a criação de animações pelos alunos.

Os alunos podem criar cenários com qualquer tipo de papel mas utilizando a mesma técnica - na dúvida, peça ajuda ao professor de Artes da sua escola. Depois é só fotografar ou filmar e fazer a animação.

Confira o resultado abaixo:

sábado, 21 de novembro de 2009


K, W e Y são vogais ou consoantes?


Dia desses, meu aluno Mateus de 7 anos perguntou:

"Profe, Y é vogal ou consoante?
Porque ele tem som de I né?
Então é vogal?"

Boa pergunta do Mateus... eu nunca tinha parado para pensar!!! Eu apenas inclui as letras na faixa do alfabeto, mas quando as crianças foram avançando para hipóteses silábico-alfabéticas e a noção de sílaba (formada por duas ou mais letras) foi construída a dúvida me pareceu muuuuito natural.

Pesquisando um pouco troquei algumas ideias com a Andreza do blog Meus Trabalhos Pedagógicos e só hoje, lendo o blog da Márcia Espaço da Criança, encontrei a resposta na Revista Nova Escola:

Seguindo os princípios fonéticos-fonológicos, Y é uma VOGAL, pois é um fonema pronunciado com a passagem livre do ar pela boca.

O K é uma CONSOANTE, pois precisa de uma vogal para formar sílabas e ser pronunciada.

Já o W é VOGAL ou CONSOANTE, dependendo do uso. Fica assim: com som de V, quando proveniente do alemão (como Wagner), com som de U, quando de origem inglesa (caso de web).

Agora eu tenho outra dúvida: como vou apresentar as vogais para as crianças? A, E, I, O U, Y e (as vezes) W???

A Karla, do Caderno de Professora, adicionou um comentário muito esclarecedor aqui no blog: devemos apresentar o A, E, I, O e U como vogais, já que o Y e o W são usados em palavras de origem estrangeira. Como essas letras são muito comuns nos nomes das crianças, elas serão exploradas naturalmente e as crianças se daram conta do seu valor sonoro durante o processo de alfabetização.

domingo, 8 de novembro de 2009


Projeto Cores - Flicts

Tinha prometido para meus alunos que íamos trabalhar com FLICTS ainda em setembro, quando trabalhamos com A Fábula da Três Cores, também escrita pelo Ziraldo (veja o trabalho aqui).

E também acho que teria ficado ótimo dentro do Projeto sobre Lendas e Contos Africanos (veja aqui).

Mas começamos um projeto muito especial que já tomou rumos inesperados. Confira algumas atividades:

1º) LENDO A HISTÓRIA

Se você não tem o livro ou procura uma versão digitalizada, clique aqui (http://www.scribd.com/doc/7246087/Ziraldo-FlictsIlustrado-rev)

2º) OUVINDO A HISTÓRIA

Nós ouvimos uma FANTÁSTICA versão cantada: a história do FLICTS no ritmo do samba. Simplesmente MARAVILHOSO. Enquanto ouvíamos as crianças se remexiam, loucas de vontade de dançar a história (o que fizemos na segunda vez...)

É uma versão produzida pelo Ziraldo e por Sérgio Ricardo e cantada pelo grupo MPB-4, em 1980. Vale muito a pena baixar o arquivo para ouvir aqui: http://loronix.blogspot.com/2006/12/quarteto-em-cy-mpb-4-ziraldo-e-sergio.html

3º) ASSISTINDO A HISTÓRIA

Também levei uma versão adaptada: um episódio da Série Televisiva Um Menino Muito Maluquinho, da TV Brasil (entre aqui se quiser conhecer: http://www.tvbrasil.org.br/mmm/capa.asp). A série é uma biografia poética de um menino feliz amado pelos pais, e cada episódio tem um tema diferente que leva o telespectador a se identificar com o personagem e refletir sobre a realidade e os conflitos das diferentes idades. No episódio selecionado, o Menino Maluquinho foi ao teatro aos 5 anos e ficou encantado com a peça Flicts, inspirada em um livro de Ziraldo. Aos 10 anos, quando a professora propõe que os alunos montem uma peça, o Maluquinho sugere encenar Flicts.

Assista aqui o inicio do episódio:


quinta-feira, 29 de outubro de 2009


Imagens da Bruxa Onilda

Para o Dia das Bruxas as professoras da escola estão preparando uma super surpresa para as crianças: encenar a história O CASAMENTO DA BRUXA ONILDA. Você quer conhecer a história? Clique aqui e confira também algumas sugestões de atividades.

Além das atividades (propostas aqui) também quero trabalhar com a produção de histórias fantásticas a partir das imagens da personagem principal: a Bruxa Onilda. E depois vamos ler as outras histórias dessa bruxa aventureira, que vive se metendo em confusões por todos os cantos do mundo.




Imagens originais retiradas do site http://www.lestresbessones.com/
Transformada em preto e branco no http://www.dumpr.net/sketch.php

sábado, 17 de outubro de 2009


Produção de histórias digitais


Estou terminando o curso Contar historias em clave TIC promovido pelo Educared/Argentina. Foi uma oportunidade maravilhosa de poder interagir com colegas educadores de outros países da América Latina e aprender um pouco mais sobre a produção de histórias digitais.

Utilizamos duas ferramentas para a edição das histórias: o Microsoft Photostory e o Windows Movie Maker. Mas o que eu mais gostei no curso foi o processo de criação da história pelo qual passamos, começando pelo desenvolvimento dos personagens, passando pela construção de um "guia" até chegar na produção final.

O resultado do meu trabalho está aqui:


















Quero aproveitar e deixar um agradecimento especial as nossas tutoras, que foram incansáveis em todos os momentos do curso: Alejandra e Susan, meu muito obrigada por todo o carinho, paciência e dedicação!

Criando histórias digitais - StoryBird

Seguindo a Carla no Google Reader descobri o http://br.wwwhatsnew.com/com muitas sugestões de aplicações gratuitas na internet.

Seguindo a linha de posts sobre literatura, encontrei um site chamado StoryBird, que possibilita a criação de histórias digitais. É possível ler as histórias publicadas (a grande maioria em inglês - mas os professores de língua estrangeira podem aproveitar). Eu gostei dessa... http://storybird.com/books/allergic/

Mas o que mais gostei foi poder criar minha própria história (em português). É um recurso super simples, basta fazer um cadastro e começar a criar. Há muitos temas disponíveis e uma imagem mais linda que a outra. E o resultado é um livro digital, daqueles que você vai folheando para passar a próxima página.

Já pensei nas histórias que os alunos vão criar e na alegria de compartilhar e poder ler o que os colegas escreveram. E para começar, leia a minha história clicando aqui.

sábado, 10 de outubro de 2009


A POÉTICA DA MEMÓRIA E DO TEMPO

Entre os dias 08 e 10 de outubro participei do 16º PROLER de Caxias do Sul. Quero destacar aqui as uma das oficinas que participei:

A POÉTICA DA MEMÓRIA E DO TEMPO
Ninfa Parreiras

A escritora Ninfa abordou o estudo da poética e da memória através de uma deliciosa oficina que percorreu textos de extrema qualidade e que me fizeram relembrar de muitos momentos da minha vida. Destaco aqui o caminho que percorremos, entre letras, palavras, sentimentos e sensações:

>> A TROCA, de Lygia Bojunga

>> LIVROS: O MUNDO NUMA REDE ENCANTADA, Ana Maria Machado

>> INFÂNCIA, Carlos Drummond de Andrade

>> A PALAVRA MÁGICA, Carlos Drummond de Andrade

>> ABRINDO CAMINHO, Ana Maria Machado

>> O VÔ APOLINÁRIO, Daniel Munduruku

>> VOCÊ LEMBRA, PAI? Daniel Munduruku

>> ATÉ PASSARINHO PASSA, Bartolomeu Campos de Queiros

>> PÁ E PEDRA, Anderson de Oliveira

>> O GUARDA CHUVA DO VOVÔ, Carolina Moreyra

Indico também mais duas leituras:

>> O BRINQUEDO NA LITERATURA INFANTIL

>> POEMAS DO TEMPO

Ambos da Ninfa. Para saber mais, visite o blog dela clicando aqui.

Os hiperleitores: novos estatutos e suportes de leitura literária

Entre os dias 08 e 10 de outubro participei do 16º PROLER de Caxias do Sul. Quero destacar aqui a outra oficina que participei:

Os hiperleitores: novos estatutos e suportes de leitura literária
Miguel Rettenmaier

"O barco afundado aflora na água rasa.
Pousada sobre a proa uma garça navega."

Marina Colansanti


Depois de uma boa conversa sobre a evolução do leitor multimidial e da leitura hipermidial, ficaram muitas sugestões. Vamos a elas:

>> POESIA EM QUATRO TEMPO, Marina Colasanti

>> NIQUEL NAUSEA [ www.niquel.com.br ]

>> Pierre Lévy
>> No meio da noite escura tem um pé, Ricardo Azevedo

>> CHIQUITA BACANA E AS OUTRAS PEQUETITAS, Angela Lago

>> Outra Vez , Angela Lago

>>
Búfalo da Noite, Guillermo Arriaga

E não podiam faltar as sugestões digitais:

>> LITERATURA ELETRÔNICA

http://collection.eliterature.org/1/
http://eliterature.org/pad/elp.html

>> MICROCONTOS

http://www.minguante.com/intro.asp


http://www.veredas.art.br/


http://microcontos.com.br/


http://seabra.com/microcontos/

http://www.nemonox.com/1000portas/index.php?o=1

http://omuroeoutraspgs.blogspot.com/


http://www.samirmesquita.com.br/


http://cseabra.utopia.com.br/microcontos/


http://terceirosmicrocontos.blogspot.com/
>> TWITTER

http://twitter.com/CARPINEJAR


http://twitter.com/Rettenmaier


http://twitter.com/ElectricLit


Acompanhe Miguel Rettenmaier aqui.

Cruzadinha de palavras com CH - desenvolvida no software HotPotatoes




Nenhum comentário:

Postar um comentário