terça-feira, 13 de março de 2012

Matemática

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/mat/5_ano.htm



5º ANO
Sólidos Geométricos

Números Inteiros
e Decimais
Adição e Subtracção

Multiplicação e Potenciação
Divisão

Ângulos e Triângulos

Volumes

Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação


6 6

7 7

8 8  
9 9 9 9 9 9  
10 10 10 10 10 10  
  11 11 11 11    
  12 12 12      
  13 13      
  14 14        
  15 15        
  16 16        
    17        
    18        
    19        
    20        
    21        
    22        
    23        
início






ATIVIDADES ONLINE EM QUE OS ALUNOS APRENDEM DE FORMA LÚDICA E INTERATIVA

Aprendendo equações através da balança - uma atividade na RIVED - Pesquise outras atividades de Matemática na Rede Interativa Virtual de Educação - os conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas.

Matemática nas oitavas - alfabetização matemática: blog do prof Vicente Junior Matemática das esferas - no site da EMEF Des. Sebastião Nogueira de Lima - SP

Observando formas geométricas em 3D - fabricando cubos -

Frações em bandeira - atividade desenvolvida no software HotPotatoes

Representação do espaço - um site pensado especialmente para crianças da 5ª série do Fundamental

Operações com números inteiros - atividades desenvolvidas no software Excel

Tabuada do 2 ao 5 - atividade desenvolvida no software de autoria La Vouivre

Atividades educativas - mais de 400 atividades. Escolha conforme seu adiantamento

Tabuada do 6 ao 9  - atividade desenvolvida no software de autoria La Vouivre

Vamos contar - atividade desenvolvida no software PowerPoint

Desafios para parar e pensar - atividades adaptadas no site da EMEF Loureiro

Triângulo retângulo - uma atividade desenvolvida no software HotPotatoes

Racha-cuca - muitos jogos e problemas de lógica

Racha-cuca de Matemática - muitos jogos de Matemática

Exercícios em vários níveis - somar, subtrair, multiplicar, tabuada e outros jogos. Apesar de ser em francês dá para realizar.

Matemática no III Ciclo: Ângulos - Frações - Números inteiros - Álgebra - Expressões algébricas -

Atividades de sistematização: dominó - desenvolvida no software PowerPoint

Atividades de Matemática para o I Ciclo - diversas questões e desafios

Sudoku - Use a lógica para completar esse quebra-cabeça mais popular atualmente

Medindo leite com lógica - esferas na balança - palitos de fósforos -

Tangran1  e Tangran2 - Quebra-cabeça geométrico

Adição e subtração de frações -

Sítio da Matemática - no sítio dos miúdos

Adição, subtração, multiplicação e divisão - com números inteiros

UOL educação - clicando na disciplina Matemática você pode estudar grande variedade de assuntos, organizados em ordem alfabética. Escolha a letra!

 

 

 

Conteúdos Educacionais Digitais Multimídia para Matemática

Lá no Educopédia  encontrei uma ótima ferramenta para os professores de Matemática.
Acesse e confira!
Site: http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/matematica/condigital1/index.html

Leia mais: http://minhacaixamagica.blogspot.com/search/label/9%C2%BA%20ano#ixzz1oGIcAaaH

 

 JOGO DA VELHA DE POTENCIAÇÃO - INFORMÁTICA

Se você é fera na Potenciação mostre para o computador e ganhe no Jodo da Velha.
http://www.funbrain.com/cgi-bin/ttt.cgi?A1=s&A2=4&A3=0

 

Atividades com formas geométricas na primavera


Juntando os temas dos dois últimos posts, geometria e primavera, realizamos uma atividade em grupo e criamos nossos jardins:

1) Com os blocos lógicos, as crianças criaram flores livremente. Foi um ótimo exercício para a criatividade!

2) Em grupo, tiveram que decidir como seria o seu jardim.

3) Com o lápis contornaram as peças que formavam suas flores.

4) Com a têmpera deram vida e cor as suas obras de arte.

Depois de muito trabalho os jardins foram expostos no mural da escola. E a partir da observação do nosso trabalho criamos LISTAS de palavras sobre: O QUE TEM EM UM JARDIM. A partir das curiosidades das crianças estamos organizando dois novos projetos:
>> Quem mora no jardim?
>> Como é a vida das plantas?
Agora vamos criar novos grupos para investigar sobre as nossas dúvidas. Assim que tivermos feito algumas descobertas registramos aqui no blog!!!



Atividades de geometria


Há tempos tenho trabalhado as formas geométricas com as crianças do 1º ano, especialmente com os blocos lógicos, mas estou planejando uma atividade mais sistemática pois pretendo introduzir a linguagem LOGO.

Vamos começar com o livro Clact... Clact... Clact... que conta a história de uma tesoura que fica picotando os papéis, sem nunca se dar por satisfeita! Para conhecer o livro, visite o blog Pedacinhos de Mim clicando aqui: http://pedacinhodemim-franzinha.blogspot.com/2008/05/clact-clactclact.html

A partir da história vamos construir cartazes com as formas geométricas, explorando também as cores. Para isso vamos utilizar papel picadinho, desenvolvendo habilidades motoras.

Outra atividade é construir cenários/objetos utilizando os blocos lógicos, contornar as peças e preencher com o papel picadinho. Em breve publico o resultado das obras das crianças.

Também fiz uma seleção de atividades sobre as formas geométricas que podem ser aplicadas em qualquer momento. Elas estão nesse álbum do Picasa: http://picasaweb.google.com/sintians/FormasGeometricas#

E a seleção de posts sobre o assunto agrupadas no Google Reader:

ATIVIDADE 1

Assunto: Construção e interpretação de gráfico referente ao rendimento escolar do 1º e 2º bimestres da turma 604
Data de Realização: 25/08/2010
Área de Conhecimento: Geometria
Professora: Marta Bacelar
Ano de escolaridade:
Turma: 604
Programa Utilizado: Excel (Planilha Eletrônica)

Objetivos:-Construir gráfico.
-Analisar e interpretar os elementos contidos no gráfico.

Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL, Kátia Monique Lemos Mothé, no Excel (Planilha Eletrônica), organizou a atividade. Na data prevista da aula, primeiramente a professora da turma fez um breve comentário sobre o tema abordado anteriormente em sala de aula, momento em que montaram a tabela do rendimento escolar do 1º e 2º bimestres da turma 604 tendo como fonte os diários da classe. Em seguida, os alunos iniciaram a construção de um gráfico de colunas representativo da referida tabela. Depois, responderam perguntas elaboradas pela professora da turma com o intuito de desenvolver a interpretação de gráficos. Abaixo, constam as atividades.

-Atividade no Excel (Planilha Eletrônica)Construção do gráfico





-Atividade no Excel (Planilha Eletrônica)Interpretação do gráfico
Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativ


NÚMEROS E ADIÇÃO SIMPLES – Professora Isabela

Atividade do dia 01/06/2010





Disciplina: Matemática
Ano de escolaridade: 1º anoProfessoras: Tânia e Edilane
Conteúdo: Números até 20 e adição simples
Programa utilizado: Power Point
Atividade: Atividade de completar e marcar com funções de controle.
Objetivos:
  • Completar com numerais até 20;
  • Efetuar adições com unidades simples.

Desenvolvimento: Os alunos foram ao laboratório de Informática para reforçar seus conhecimentos utilizando o computador como um elemento motivador. A atividade foi realizada com o auxílio das professoras e os alunos apresentaram um bom desempenho tanto nos conteúdos quanto no manuseio do computador.

terça-feira, 15 de junho de 2010


PROBLEMAS MATEMÁTICOS - Professora Isabela






Disciplina: Matemática
Ano de escolaridade: 5º ano
Professora: Norma
Conteúdo: Problemas matemáticos
Programa utilizado: Power Point
Atividade: Atividade de completar
Objetivo: Resolver situações-problema com raciocínio lógico e coerente.
Desenvolvimento: Os alunos foram ao laboratório de Informática para reforçar seus conhecimentos resolvendo situações-problema com a utilização do computador como um elemento motivador.

sábado, 5 de junho de 2010


ATIVIDADE Nº 75 – SIMETRIA– Professora Sandra


Atividade do dia 31/05/2010
Disciplina: Matemática
Ano de escolaridade: 3º ano/ 3A102
Professora: Fabiana
Conteúdo: Simetria
Programa utilizado: Paint
Atividade: Pintura de quadradinhos até completar a figura simétrica.
Objetivo: Completar os desenhos simetricamente.
Desenvolvimento: Os alunos utilizaram-se dos recursos de pintura do Paint e completaram as figuras simétricas pintando os quadradinhos.

terça-feira, 1 de junho de 2010


Atividades 17/05 a 21/05 – Professora Sandra


ATIVIDADE Nº 71 – TANGRAM



Clique na imagem e realize a atividade
Disciplina: Matemática
Ano de escolaridade: 3º ano/3A102
Professora: Fabiana
Conteúdo: Tangram
Programas utilizados: Software Educativo da Microkids e Hot Potatoes
Atividades:
  • Construção de imagens com o tangram;
  • Identificação de figuras geométricas.
Objetivos:
  • Construir imagens com a utilização do tangram;
  • Identificar as figuras geométricas do tangram.
Desenvolvimento: Primeiramente, a professora explicou a origem e o significado do tangram, em seguida os alunos identificaram as figuras geométricas das peças realizando uma atividade em Hot Potatoes. Logo após, construíram imagens com peças do tangram utilizando o Software Educativo da Microkids.

segunda-feira, 31 de maio de 2010


TRILHA MATEMÁTICA– Professora Isabela

Atividades 26/04 a 30/04
Disciplina: Matemática
Ano de escolaridade: 5º ano
Professora: Norma
Conteúdo: Operações matemáticas
Programa utilizado: Excel
Atividade: Cálculo mental
Objetivo: Calcular mentalmente operações matemáticas.
Desenvolvimento: Com a utilização de uma trilha matemática com funções do Excel, os alunos resolveram uma bateria de testes onde treinaram suas habilidades para o cálculo mental.

domingo, 28 de fevereiro de 2010


Damática = dama + matemática

Assistindo ao Globo Rural descobri um jogo que ainda não conhecia: DAMÁTICA, uma mistura de dama com matemática. Ideia do professor Tião Rocha, é uma excelente opção para a revisão de cálculos nesse início letivo. Se você quiser saber mais sobre ele e ver as crianças explicando o jogo, clique aqui.

MATERIAL NECESSÁRIO:

Tabuleiro numerado
24 peças, 12 de cada cor, com os sinais das operações desejadas (+, -, x)
(eu confeccionei as peças com EVA)

COMO JOGAR:

Funciona como um jogo de damas normal. Se você não conhece as regras da dama, clique aqui. Os jogadores tem que capturar as peças adversárias percorrendo as casas brancas com os numerais. Mas tem que acertar o cálculo para conquistar a peça.

Veja as crianças jogando no vídeo abaixo. A explicação inicia em 03:35.




COMO FAZER:


1º) Jogar damas da maneira tradicional, com os tabuleiros da escola, para os alunos reconhecerem as regras do jogo.

2º) Jogar coletivamente o DAMÁTICA confeccionado pela professora para compreender as regras.

3º) Confeccionar tabuleiros de papel e peças de EVA. Numerar a parte branca do tabuleiro, variando de acordo com o nível da turma. Escolher as operações que serão utilizadas (+, -, x) e marcar as peças de EVA.


Eu fiz um modelo para aprender a jogar e depois fazer com os alunos.
Clique aqui para fazer download dos modelos de tabuleiro.

domingo, 21 de fevereiro de 2010


Sudoku para crianças

Adoro Sudoku! É meu passatempo favorito durante as ensolaradas tardes de férias. Mas também gosto de utilizá-lo com meus alunos. Já escrevi sobre esse jogo aqui no Bloguinfo em 2007 e em 2008.

Hoje, seguindo a Gisele do Kids Indoors, descobri uma ótima opção para meus pequenos alunos do 1º ano. No site da Crayola há uma página inteirinha com passatempos sob medida para as crianças (clique aqui se quiser conhecer).


Eu organizei um arquivo com quase 50 jogos prontos para impressão. Para fazer download clique aqui.

Mas minha intensão é construir os jogos em EVA para que as crianças possam testar suas hipóteses com mais liberdade. Assim que estiver pronto, publico as fotos aqui.

sexta-feira, 17 de julho de 2009


Jogos matemáticos online

Acabei de conhecer o Neopets, site infantil com muitos jogos super divertidos! A garotada vai adorar e ainda aprender um pouco.

Hoje experimentei o Pesadelo de Matemática - calma, parece assustador, mas o jogo é uma gracinha! O objetivo é resolver os cálculos matemáticos para não acordar Imiya. Ele exige muita atenção e habilidades matemáticas, pois o tempo passa rápido. É possível escolher entre cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão, ou todos juntos, e ainda o nível de dificuldade.

Não perca tempo! Conheça o jogo e vá se divertir com seus alunos.

sábado, 6 de junho de 2009


Atividades com Material Cuisenaire - Parte 2

Encontrei um jogo online com o Material Cuisenaire. É bem simples e faz exatamente o que fazemos com o material concreto, mas é mais uma opção para quem tem internet na escola e para quem não tem o número suficiente de jogos para todas as crianças interagirem.

Pensei em criar situações problemas para as crianças resolverem:

DE QUANTAS FORMAS PODEMOS MONTAR O NÚMERO 5?

Para jogar basta arrastar as peças. Depois é possível imprimir e fazer alguns registros escritos, por exemplo:

5 + 0 = 5
1 + 1 + 1 + 1 + 1 = 5
1 + 1 + 1 + 2 = 5
1 + 1 + 3 = 5
1 + 4 = 5
2 + 3 = 5

Para conhecer o jogo, clique aqui.

Atividades com Material Cuisenaire - Parte 1

Adoro trabalhar com o material cuisenaire. As barrinhas coloridas criadas pelo professor belga Georges Cuisenaire são ótimas para trabalhar com as noções básicas de matemática.

Como na escola só temos um jogo com as barrinhas de madeira, eu construi vários kits utilizando EVA:


10 barras brancas,
6 barras vermelhas,
4 barras verde-claras,
4 barras lilases,
3 barras amarelas,
3 barras verde-escuras,
3 barras pretas,
3 barras marrons,
3 barras azuis,
3 barras laranja.

Comecei com o JOGO LIVRE. Deixei as crianças explorando o material e montando figuras com as barras. Veja alguns exemplos:












Depois foi a vez do JOGO DO TRENZINHO:

1) Formar um trem usando barrinhas da mesma cor;
2) Com duas cores;
3) Com três cores;
4) Formar um trem com 10 vagões (10 barrinhas);
5) Formar um trem com 10 vagões de cores diferentes;
6) Colocar as 10 cores diferentes em ordem (apresentar para a turma).

Todas as situações foram exploradas oralmente, observando as semelhanças e diferenças, qual o maior e o menor,... Depois as construções e descobertas foram registradas:











As atividades continuam e renderão novos posts.

sábado, 14 de março de 2009


Atividades com números e horas

Para trabalhar com os números e noções de tempo preparei uma aula bem animada, com música, dança e brincadeiras. Tudo começou com a música da Dança das Caveiras, mais conhecida como Tumbalacatumba - para conferir a letra clique aqui.

Assistimos o vídeo e dançamos muito:



::Algumas atividades realizadas::

>> Ler a letra da música e identificar os numerais escritos por extenso (um, dois, três,...)
>> Confecção do relógio em EVA (veja a dica de como fazer aqui)
>> Representar e desenhar o relógio marcando: uma hora, duas horas, ...
>> Identificar que ações realizamos em determinados horários: manhã, tarde e noite.
>> Construir o cartaz das rotinas da turma com reloginhos: horário de entrada, merenda, recreio, educação física,...

::Um pouco mais::

>> Aproveitando o clima de "terror" da música, assistimos o desenho da Turma da Mônica, O Vampiro, fazendo antecipação de hipóteses e construindo um texto coletivo.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009


Twister Matemático

Você conhece o Twister, aquele jogo com círculos coloridos que a gente se contorce inteiro para brincar? Se quiser aprender a jogar, visite este post no Educandário, Explicando o Twister.
Pensei em uma adaptação para a matemática. Estou fazendo um tapete com TNT (2m x 2m) e pintando os círculos (10cm) numerados. No lugar da roleta, vou construir três dados: um numerado, outro com as cores e um com as partes do corpo que fazem parte da brincadeira (pé direito, pé esquerdo, mão direita, mão esquerda).
A ideia é dividir a turma em dois grupos: enquanto um joga os dados o outro brinca no tapete. A regra é simples: joga-se os dados e se faz o que eles mandam. Por exemplo: pé direito no circulo azul número 5; mão esquerda no circulo roxo número 2; seguindo até que as crianças desistam ou não consigam realizar o desafio proposto. Caso duas crianças sorteiem a mesma 'casa' terão que dividir o espaço.
É uma ótima opção para a Hora do Brinquedo, especialmente porque nem todas as crianças levam brinquedos para a escola (no meu caso). Além de trabalhar noções de cores, lateralidade, equilíbrio, coordenação motora, compreensão corporal, sequência numérica, ...
PS: Ainda não sei com que turmas irei trabalhar em 2009 (só dia 25/02), mas como entre as minhas opções estão os pequenos do 1º ano já estou buscando sugestões, pois é com eles que quero ficar! Me desejem sorte!!!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009


Avaliação de matemática


Após duas semanas de aula, chegou a hora de avaliar o desempenho dos alunos analisando quais as habilidades que foram desenvolvidas durante o processo para a produção do seu parecer final.

A atividade de avaliação foi organizada a partir de todas as situações vivenciadas no decorrer do projeto no trabalho com medidas de comprimento, sequência numérica, formas geométricas, resolução de problemas e cálculos.

Para visualizar o instrumento de avaliação, clique aqui:


Para conhecer as atividades realizadas anteriormente, visite:

>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 5
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 4
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 3
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 2
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 1

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009


Trabalhando com música na escola

A turminha está precisando desenvolver a habilidade de OUVIR! Por isso estamos trabalhando muito com música na Escola de Férias. Além de atender a nova determinação de incluir a música no currículo escolar. Tentamos atender os interesses dos alunos e ampliar sua cultura musical, indo do funk até os clássicos.

Integrando o trabalho com as formas geométricas, cada aluno desenhou linhas livremente sobre uma folha ao som de músicas clássicas. Depois, tiveram que identificar as figuras geométricas formadas (regulares ou não). No final, com lápis colorido, cada um criou uma composição artística. Veja como ficou:


Este é um exemplo simples, de uma atividade que realizamos regularmente nas escolas, sem, muitas vezes, nos darmos conta de quantas possibilidades ela nos dá, integrando as artes plásticas, a música e a matemática.

A aula completa está disponível aqui:


terça-feira, 13 de janeiro de 2009


Atividades com medidas de comprimento - Parte 5

Depois de brincar muito com o metro, chegou a hora de aplicar os conhecimentos construídos. A atividade de hoje é resolver, em duplas, algumas situações problema, envolvendo os dados coletados nas aulas anteriores.

Veja a atividade:
Objeto
Centímetros
Metros
Classe
60 cm
............... m e ............... cm
Cadeira
40 cm
............... m e ............... cm
Porta
210 cm
............... m e ............... cm
Quadro
316 cm
............... m e ............... cm
Janela
200 cm
............... m e ............... cm
Armário
156 cm
............... m e ............... cm
Caderno
20 cm
............... m e ............... cm
Estojo
22 cm
............... m e ............... cm
Corredor
2900 cm
............... m e ............... cm
1) Qual é o objeto do quadro que tem:
a) Menos de um metro?
b) Menos de meio metro?
c) Mais de um metro e menos do que dois metros?
d) Mais do que dois metros e menos do que três?
e) Mais do que três metros?
2) Responda a partir do quadro acima:
a) Qual é o menor objeto? Quanto ele mede?
b) Qual é o maior objeto? Quantos centímetros ele tem?
c) Quem é maior: a classe ou a cadeira? Qual a diferença entre o tamanho deles? Calcular:
d) Quem é menor: a porta ou o quadro? Qual a diferença entre o tamanho deles? Calcular:
e) Qual é a diferença entre o tamanho da janela é do armário? Calcular:
f) A nossa turma tem 11 alunos. Cada aluno tem um caderno que mede 20 cm. Se fizermos uma fila de cadernos, quanto ela vai medir?
g) A fila de cadernos tem mais ou menos do que um metro? Explique sua resposta:
h) Se um caderno mede 20 cm, quantos cadernos cabem dentro de 1 metro?
i) O corredor tem 2900 centímetros ou 29 metros? Explique sua resposta:
j) Qual é a medida da metade do corredor? Calcular:
l) Quantos metros a gente vai percorrer se for até o final do corredor e voltar? Desenhar e calcular:

Um momento muito importante da aula é a correção das atividades no quadro, permitindo que os alunos expliquem e representem suas hipóteses para os colegas.

Na sequência, na aula de Artes com a profe Lili, os alunos contruiram formas geométricas em papéis coloridos, a partir das medidas solicitadas pela professora. por exemplo, um quadrado de 4 cm, um retângulo de 4x6 cm, etc...

E para finalizar, dançamos a música do Quadrado. Não foi muito fácil as crianças acertarem os passos da dança!

Para conferir a aula completa, clique aqui:


Veja também:

>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 4
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 3
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 2
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 1

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009


Atividades com medidas de comprimento - Parte 4

O metro já está construído, mas é necessário saber usá-lo! Por isso, antes de fazer a medição dos objetos trabalhamos com a estimativa, enfatizando os conceitos de maior e menor.

Começamos comparando o que é 1 centímetro e o que é 1 metro. Selecionamos alguns objetos na escola e cada aluno teve que registrar sua opinião: tem mais ou menos do que um metro?

Depois, em duplas, os alunos foram medir os objetos e comparar com suas hipóteses. É interessante observar os resultados e as hipóteses que os alunos constroem, pois mesmo sem conseguir medir o objeto inteiro, como a altura da janela, eles criam estratégias a partir de estimativas.

Também é possível utilizar outras estratégias. Para medir o comprimento do corredor da escola, a profe Lili, sugeriu que medissemos uma lajota, contassemos quantas havia no corredor e multiplicássemos para encontrar o resultado.

Quando permitimos, as crianças dão respostas interessantes para as situações problema propostas.

A atividade completa está disponível na AULA 6, acesse clicando aqui.

Veja também:


>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 5
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 3
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 2
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 1


Trabalho com estimativas


A estimativa não é um recurso muito utilizado nas aulas de Matemática, mas é uma ótima atividade para estimular o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Os PCNs trazem esta possibilidade no volume de Matemática, página 118:
"Grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais, que nem sempre são levados em conta no trabalho escolar.

A estimativa constrói-se juntamente com o sentido numérico e com o significado das operações e muito auxilia no desenvolvimento da capacidade de tomar decisões. O trabalho com estimativas supõe a sistematização de estratégias. Seu desenvolvimento e aperfeiçoamento depende de um trabalho contínuo de aplicações, construções, interpretações, análises, justificativas e verificações a partir de resultados exatos.


Desde as primeiras experiências com quantidades e medidas, as estimativas devem estar presentes em diversas estratégias que levem os alunos a perceber o significado de um valor aproximado, decidir quando é conveniente usá-lo e que aproximação é pertinente a uma determinada situação, como, por exemplo, identificar unidades de medida adequadas às grandezas."

Para acessar o volume de Matemática dos PCNs, clique aqui.

Para conhecer uma atividade envolvendo estimativa e medidas de comprimento realizada na Escola de Férias, clique aqui na AULA 6.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009


Atividades com medidas de comprimento - Parte 3

Depois de compreender um pouco sobre os sistemas de medidas chegou a hora de construir um instrumento de medição: o METRO. O objetivo desta aula também é trabalhar com a sequência numérica.

Os alunos devem recortar 10 tiras com 10 cm cada, marcar os centímetros, colorir com cores diferentes e colar. Depois é só completar com a numeração até 100.


Com o metro é legal fazer a medição de diversos objetos na escola, conforme interesse dos alunos. Exemplos: classes, quadro, porta, janela, quadra de futebol, etc... É importante registrar as medidas.

A aula completa está disponível aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário